Os cuidados que o coração merece

Doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% dos óbitos em todo o país
sábado, 02 de outubro de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Os cuidados que o coração merece

29 de Setembro é o Dia Mundial do Coração, escolhido pela Federação Mundial do Coração e tornado oficial em 2000, com o objetivo de destacar a importância dos cuidados com a saúde do coração para uma vida com qualidade e plena satisfação.

Nesta edição publicamos uma pesquisa realizada pela Fapesp, que, com base em entrevistas e exames dos participantes, médicos e pesquisadores identificaram uma associação conhecida há pelo menos 10 anos em outros países — a de dois tipos de distúrbios psiquiátricos: a depressão e a ansiedade, com o maior risco de doenças cardiovasculares, infarto e acidente vascular cerebral.

Também falamos sobre os impactos ocultos da Covid-19 no coração, onde estudos recentes mostram associações da doença causada pelo novo coronavírus com processos inflamatórios que podem atingir este órgão. 

Manter o coração saudável é uma forma de prevenção contra as doenças cardiovasculares que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são responsáveis por 30% dos óbitos em todo o país. 

O descuido com o estilo de vida somado à carga de estresse cria condições perigosas para a saúde do órgão. Confira nesta edição algumas informações para melhor cuidarmos desse órgão tão importante para nossas vidas. 

Boa leitura e bom fim de semana! 

 

LEIA MAIS

Estudos recentes mostram associações da doença causada pelo novo coronavírus com processos inflamatórios que podem atingir o coração

Com medo de pegar Covid-19, muitos estão deixando de cuidar do coração

Estudo com 15 mil pessoas no Brasil aponta associação entre problemas psiquiátricos e doenças vasculares

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra