29 de Setembro é o Dia Mundial do Coração, escolhido pela Federação Mundial do Coração e tornado oficial em 2000, com o objetivo de destacar a importância dos cuidados com a saúde do coração para uma vida com qualidade e plena satisfação.
Nesta edição publicamos uma pesquisa realizada pela Fapesp, que, com base em entrevistas e exames dos participantes, médicos e pesquisadores identificaram uma associação conhecida há pelo menos 10 anos em outros países — a de dois tipos de distúrbios psiquiátricos: a depressão e a ansiedade, com o maior risco de doenças cardiovasculares, infarto e acidente vascular cerebral.
Também falamos sobre os impactos ocultos da Covid-19 no coração, onde estudos recentes mostram associações da doença causada pelo novo coronavírus com processos inflamatórios que podem atingir este órgão.
Manter o coração saudável é uma forma de prevenção contra as doenças cardiovasculares que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são responsáveis por 30% dos óbitos em todo o país.
O descuido com o estilo de vida somado à carga de estresse cria condições perigosas para a saúde do órgão. Confira nesta edição algumas informações para melhor cuidarmos desse órgão tão importante para nossas vidas.
Boa leitura e bom fim de semana!
Deixe o seu comentário