Na última segunda-feira, 2, a ONG Missão Peixes apresentou no Teatro Municipal Laercio Ventura, o espetáculo musical “Respeita a minha história”, que teve o objetivo de contar um pouco do cotidiano das favelas do Brasil, retratando a cultura das ruas, enaltecendo seus moradores, mostrando seus talentos, inteligência, orgulho e a capacidade de superação das dificuldades e preconceitos impostos pela sociedade.
A apresentação foi realizada por jovens atendidos pelo Projeto Casa (Centro de Assistência Social e Amor), da Missão Peixes, nos bairros Cordoeira e Alto do Floresta. Segundo Thiago Schmidt, presidente da ONG, a ideia do musical surgiu depois que membros da Missão Peixes observaram que tanto as crianças, como seus pais têm vergonha de dizer que moram em localidades carentes.
(Foto: Arquivo pessoal)
“Por causa da discriminação que, às vezes, sofrem quando falam onde moram, como por exemplo, a dificuldade para conseguir emprego, pensamos então em mostrar para eles a história das favelas a partir da cultura de seus moradores, história e arte para valorizar o que tem de bom onde vivem e não mais sentirem vergonha de morar em comunidades”, observa Thiago.
Sobre o projeto
O Projeto Casa é uma iniciativa gerida pela Missão Peixes, ONG cristã que atua nos bairros Cordoeira e Alto do Floresta promovendo ações sociais e tem como finalidade oferecer atividades que trabalham questões sociais, afetivas e coletivas. Atualmente o projeto atende diretamente 63 crianças todos os dias no contraturno escolar e mais 11 que participam do projeto em oficinas de ballet e estão na fila de espera por vagas no contraturno. A ONG Missão Peixes oferece aulas de ballet e oficinas de recreação, de culinária, desenho, reforço escolar e tempo pedagógico.
(Foto: Arquivo pessoal)
O projeto surgiu através de Isabella Barros, atual coordenadora do Projeto Casa, no Cordoeira. Com o fato de uma missionária inglesa que já desenvolvia uma ação social no bairro ter que voltar para sua cidade natal por motivos de saúde, Isabella assumiu a iniciativa junto a ONG Missão Peixes. “Assim, começamos o Projeto Casa que conta com o apoio do provedor local de internet Frionline”, resume Isabella. Para se tornar voluntário e ajudar a causa basta entrar em contato via Instagram do projeto (@missaopeixes).
*Reportagem da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário