A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de declarar pandemia de coronavírus. Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar.
O mais recente boletim sobre o coronavírus, divulgado na terça-feira, 10, pela Secretaria estadual de Saúde, informa que há oito casos confirmados e 119 suspeitos no Estado do Rio - nenhum deles em Nova Friburgo. Quatro suspeitas foram descartadas de segunda para terça.
Além de uma paciente em Barra Mansa e duas na capital que já haviam sido confirmadas, o órgão divulgou como positivos cinco novos casos: três homens (de 27, 42 e 70 anos) e duas mulheres (de 56 e 61 anos) residentes em Niterói e na capital. Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam quadro de saúde estável.
Os pacientes retornaram de viagens à Europa entre 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar.
No Brasil, subiu para 34 o número de casos confirmados; há ainda 893 suspeitos; e 780 já foram descartados.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar incluiu o teste para detectar o novo coronavírus na lista de exames obrigatórios dos planos de saúde.
“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, disse Edmar Santos, secretário estadual de Saúde.
RELEMBRE AQUI A ENTREVISTA sobre a situação do coronavírus em Nova Friburgo.
Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
- Cubra o rosto com máscara cirúrgica
- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
- Siga as orientações dos profissionais de saúde
- Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos
Deixe o seu comentário