OMS decide voltar a realizar estudos com (hidroxi)cloroquina

Autores de pesquisa pediram e revista especializada faz retratação após artigo: efeito sobre Covid continua inconclusivo
sexta-feira, 05 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
OMS decide voltar a realizar estudos com (hidroxi)cloroquina

As análises e recomendações recentes de alguns profissionais de saúde para que os medicamentos que vêm sendo utilizados em alguns pacientes para o combate à Covid-19, como a cloroquina e a hidroxicloroquina, sejam suspensos por conta de possíveis efeitos colaterais adversos, ganhou mais um capítulo. Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o grupo responsável pelos estudos retomará os protocolos com a cloroquina e sua variante mais recente, a hidroxicloroquina. A notícia surgiu após a análise de um estudo publicado pela revista médico-científica The Lancet, uma das mais importantes do mundo. O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou a retomada dos estudo em coletiva na tarde da última quarta-feira, 3.

“Na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade (nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o coronavírus) decidiu suspender o ramo de testes com a hidroxicloroquina por preocupação com o uso da droga. Essa foi uma decisão tomada por precaução”, afirmou Tedros. A suspensão, no entanto, durou menos de dez dias - o anúncio foi feito em 25 de maio. A retomada dos estudos não significa que o medicamento continua a ser recomendado pelos conselhos de medicina como fonte de combate ao coronavírus, o que tem gerado confusão. Até agora os estudos realizados têm sido inconclusivos.

Segundo o noticiário alemão DW, três dos quatro autores de um estudo alvo de críticas sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 e publicado pela revista científica The Lancet solicitaram na última quinta-feira, 4, a retratação da publicação. Eles argumentaram que não é possível garantir a veracidade dos dados utilizados. Com o pedido, a revista cancelou a validade do artigo.

O pedido de retratação foi apresentado após a The Lancet ter colocado em dúvida o estudo publicado em 22 de maio e anunciado que estava fazendo uma auditoria independente sobre os dados utilizados. A publicação, numa das revistas científicas mais renomadas do mundo, levou à suspensão de ensaios clínicos de hidroxicloroquina e cloroquina em todo o mundo, pois a pesquisa apontava que os medicamentos não seriam benéficos para pacientes hospitalizados com Covid-19 e poderiam até ser prejudiciais.

Alguns dos autores do texto comissionaram uma auditoria independente para avaliar a validade dos dados. Segundo a Lancet, o processo está em curso e o resultado sai “em breve”. Mesmo assim, a revista médica optou por fazer uma “expressão de preocupação” para alertar leitores, já que foram notificadas questões científicas consideradas relevantes sobre o estudo.

Alerta da OMS

A OMS anunciou que não há evidências de que as substâncias sejam realmente eficazes contra o coronavírus. “Não aconselhamos o uso da hidroxicloroquina ou da cloroquina no tratamento da Covid-19 fora de testes clínicos randomizados, ou sob supervisão clínica apropriada e sujeita a quaisquer autoridades reguladoras nacionais que tenham decidido”, disse Mike Ryan, diretor executivo do programa de emergências da OMS.

O uso dos medicamentos é apoiado por alguns líderes mundiais, como os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, Donald Trump, que no mês passado afirmou estar tomando a cloroquina para se prevenir do coronavírus. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou no mês passado em entrevista ao canal por assinatura Globonews que o presidente Jair Bolsonaro pretendia alterar a bula da cloroquina para incluir a recomendação da droga no tratamento da Covid-19. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra