As obras de drenagem no centro da cidade, executadas por uma empreiteira contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, para impedir os alagamentos em vários trechos sempre que chove forte, foram retomadas no início da semana e hoje, 12, chegam a uma nova etapa, quando terão início das escavações do quarteirão da Avenida Alberto Braune, entre a esquina com a Rua Augusto Cardoso e a Praça Dermeval Barbosa Moreira, para a substituição das galerias de captação das águas das chuvas.
Com essa intervenção, os ônibus urbanos deixarão de circular temporariamente pela Avenida Alberto Braune. A empresa que opera as linhas, a Friburgo Auto Ônibus (Faol), divulgou ontem, 11, um comunicado em suas redes sociais, informando que as linhas oriundas da região norte e zona rural não farão paradas na Estação Livre (antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas) seguindo em direção ao Centro pelas avenidas Santos Dumont, Galdino do Valle Filho e Padre Roberto Saboia de Medeiros, fazendo o contorno pela Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e de lá retornando para os seus destinos.
Já as linhas que partem do Centro para os bairros da região sul e os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra terão o ponto final na Estação Livre e de lá retornando para os seus destinos pela Avenida Galdino do Valle e Paissandu. As linhas que ligam o Centro aos bairros Tingly, Braunes, Toledo e loteamento Jardim dos Reis, passarão a fazer o embarque e o desembarque nas plataformas do lado norte da Estação Livre e de lá seguindo para os seus destinos pelo itinerário normal.
Por causa das obras de drenagem, as manilhas de concreto para a substituição das galerias subterrâneas foram posicionadas na Avenida Alberto Braune, em frente a agência da Caixa Econômica Federal. Com isso, o estacionamento rotativo de veículos e a carga e descarga foram proibidas ali. A faixa de rolamento da Alberto Braune junto a calçada do lado par também foi proibida ao fluxo de veículos para favorecer o estacionamento de caminhões que servem à obra, o que ocasionou retenções no tráfego durante os últimos dias.
Mais quatro meses de obras
As intervenções para substituição das galerias de captação das águas das chuvas no centro da cidade haviam sido paralisadas desde o último dia 16 de dezembro, para favorecer a circulação de pessoas e veículos no centro comercial de Nova Friburgo durante as festividades de fim de ano.
Com a retomada da obra na última segunda-feira, 9, foram necessárias várias alterações na rotina da cidade. O trânsito de veículos na Rua Augusto Cardoso, no trecho entre as esquinas com a Avenida Alberto Braune e a Rua Prefeito José Eugênio Muller foi interrompido novamente. Ainda segundo o Governo do Estado, a previsão do término das obras de drenagem no Centro deverá ser alterada novamente, já que a prefeitura pediu nova interrupção do trabalho no período do Carnaval que acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
A obra, iniciada em 18 de outubro de 2022, com o investimento de R$ 14.318.583,11, deveria terminar em 180 dias, mas o prazo de entrega foi prorrogado para 11 de maio e poderá ser adiado mais uma vez.
Deixe o seu comentário