Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Nova Friburgo, a cidade teve cerca de 60% de ocupação no setor hoteleiro neste feriadão de carnaval. A queda é atribuída aos inúmeros cancelamentos de reservas após a enxurrada que atingiu Petrópolis. No entanto, segundo os comerciantes locais, nos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, o setor de pousadas, bares e restaurantes lotou nesse carnaval.
Quem nos conta é o empresário João Carlos Leal, proprietário de pousada e membro da Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra. “O movimento foi ótimo, a ‘vila bombou”, superando as nossas expectativas. Havia muita preocupação com as chuvas, devido a enxurrada que atingiu Petrópolis e uma previsão nada favorável do tempo. A chegada de turistas só foi acontecendo bem em cima da hora, só na véspera ou mesmo no primeiro dia do feriado. E acabou lotando as pousadas”.
Para Edson Almeida (Biá), presidente do Nova Friburgo Convention Bureau, “o turismo interno e regional está movimentando os circuitos turísticos de diversas cidades do interior. As populações estão descobrindo os atrativos de suas cidades, dos municípios vizinhos e das regiões mais próximas. Devido à pandemia e ao alto custo das passagens, a moda da vez é fazer um turismo seguro, perto o suficiente para ir de carro, em local aberto, saudável e com atrativos turísticos, gastronômicos, culturais e com preços acessíveis. Neste cenário, nosso estado e nossa região tem todos os itens para satisfazer os mais exigentes turistas.”
Tanto é que, mesmo sem carnaval, em Lumiar não faltaram mil e uma opções de lazer, entre elas, as cachoeiras e poços, famosas atrações naturais. Aliás, essa pequena e bela vila ganhou fama graças a elas, distribuídas entre Lumiar, São Pedro da Serra e no bairro Boa Esperança.
Então, fica aqui para nossos leitores a sugestão desses paraísos para aproveitar esse finzinho de verão. Boa leitura, bom fim de semana e até a próxima!
Deixe o seu comentário