O papel dos enfermeiros em todas as frentes de batalha pela vida

Atribuições da profissão alcançam a prevenção, cuidados, reabilitação e outras práticas
sábado, 08 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)
Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas à promoção da saúde e bem-estar, em todas as etapas do processo de uma doença, tratamento e recuperação. Por isso, é fundamental conhecer a importância da enfermagem nesse contexto.

Nos períodos de grande incidência de doenças como a pandemia por Covid-19, os enfermeiros estão entre os primeiros profissionais a atuar na linha de frente
Suas atribuições alcançam diversos parâmetros como prevenção, reabilitação e outras práticas e a eles cabem realizar os primeiros socorros a pacientes em casos graves e de alto grau de complexidade.

Os profissionais da enfermagem têm uma presença determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde básica. Além disso, têm participação marcante antes, durante e após qualquer procedimento cirúrgico, sendo indispensáveis ao serviço público e à sociedade como um todo.

A atuação na Covid-19

Em períodos de grande incidência de doenças ou problemas de saúde que engloba a sociedade — como a atual pandemia causada pela Covid 19 —, os enfermeiros estão entre os primeiros profissionais a atuar na linha de frente para proteger a vida dos infectados.

O tratamento tornou-se um desafio para todos os envolvidos na área da saúde e a figura do enfermeiro é a mais constante em todos os quadros que se apresentam em consequência do novo coronavírus. Muitos fazem plantões consecutivos para substituir o colega que foi contaminado e, alguns destes, com pouco tempo de recuperação sentem a necessidade de retornar para reforçar a equipe, devido a carência de profissionais.

É significativo o número de pacientes que evoluem para um quadro respiratório grave, o que demanda encaminhamento urgente para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Neste setor, o profissional da enfermagem tem uma atuação efetiva, já que a assistência requerida nesse local é integral para atender pacientes em estado extremamente preocupantes.

Diante de diversas situações que o enfermeiro precisa acompanhar é necessário que ele esteja sempre atualizado e bem qualificado, pois a complexidade de muitos casos exige profissionais perfeitamente ajustados com a área, além de se dedicar a um atendimento cada vez mais humanizado.

Valorização profissional

Devido à sua formação, em um período aproximado de quatro anos ou mais, esses profissionais têm plena e clara noção de sua responsabilidade e de todas as atribuições voltadas integralmente para a preservação da vida humana.

Após a graduação, eles encaram mais alguns anos de especialização, entre outras complementações com cursos de capacitação especifica, reuniões informativas, pesquisas e uma diversidade de meios para oferecer o melhor atendimento à sociedade.

Atualmente, a enfermagem passou a ser extremamente valorizada e reconhecida como sempre deveria ter sido. A maioria dos membros da sociedade compreenderam as funções e importância de um enfermeiro, por isso, nessa pandemia, esses profissionais estão cada vez mais valorizados. Ainda assim, há muito a se conquistar nesse sentido.

Diante do contexto crítico causado pela Covid-19, ao longo de mais de um ano, em que muitos profissionais da saúde se desdobram para salvar vidas e, alguns foram a óbito, percebemos a importância da enfermagem no contexto social da saúde. 

Ademais, as suas atribuições vão muito além dos atendimentos de urgência e emergência. O enfermeiro planeja, supervisiona e coordena os grupos de enfermagem, atualiza prontuários médicos, orienta preparação para intubação, desfibrilação etc. 

Enfim, a enfermagem é uma profissão que salva vidas humanas e que precisa de mais adeptos para fortalecer esse time de trabalhadores abnegados.

 

LEIA MAIS

Confira o depoimento da enfermeira Luciene Pontes, 41, que atende pacientes infectados com coronavírus desde o primeiro caso no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Uma justa e merecida homenagem aos profissionais do Brasil

Edição do Caderno Z é dedicada a esses profissionais, de fato heróis, que arriscam suas vidas para salvar as nossas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra