Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas à promoção da saúde e bem-estar, em todas as etapas do processo de uma doença, tratamento e recuperação. Por isso, é fundamental conhecer a importância da enfermagem nesse contexto.
Nos períodos de grande incidência de doenças como a pandemia por Covid-19, os enfermeiros estão entre os primeiros profissionais a atuar na linha de frente
Suas atribuições alcançam diversos parâmetros como prevenção, reabilitação e outras práticas e a eles cabem realizar os primeiros socorros a pacientes em casos graves e de alto grau de complexidade.
Os profissionais da enfermagem têm uma presença determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde básica. Além disso, têm participação marcante antes, durante e após qualquer procedimento cirúrgico, sendo indispensáveis ao serviço público e à sociedade como um todo.
A atuação na Covid-19
Em períodos de grande incidência de doenças ou problemas de saúde que engloba a sociedade — como a atual pandemia causada pela Covid 19 —, os enfermeiros estão entre os primeiros profissionais a atuar na linha de frente para proteger a vida dos infectados.
O tratamento tornou-se um desafio para todos os envolvidos na área da saúde e a figura do enfermeiro é a mais constante em todos os quadros que se apresentam em consequência do novo coronavírus. Muitos fazem plantões consecutivos para substituir o colega que foi contaminado e, alguns destes, com pouco tempo de recuperação sentem a necessidade de retornar para reforçar a equipe, devido a carência de profissionais.
É significativo o número de pacientes que evoluem para um quadro respiratório grave, o que demanda encaminhamento urgente para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Neste setor, o profissional da enfermagem tem uma atuação efetiva, já que a assistência requerida nesse local é integral para atender pacientes em estado extremamente preocupantes.
Diante de diversas situações que o enfermeiro precisa acompanhar é necessário que ele esteja sempre atualizado e bem qualificado, pois a complexidade de muitos casos exige profissionais perfeitamente ajustados com a área, além de se dedicar a um atendimento cada vez mais humanizado.
Valorização profissional
Devido à sua formação, em um período aproximado de quatro anos ou mais, esses profissionais têm plena e clara noção de sua responsabilidade e de todas as atribuições voltadas integralmente para a preservação da vida humana.
Após a graduação, eles encaram mais alguns anos de especialização, entre outras complementações com cursos de capacitação especifica, reuniões informativas, pesquisas e uma diversidade de meios para oferecer o melhor atendimento à sociedade.
Atualmente, a enfermagem passou a ser extremamente valorizada e reconhecida como sempre deveria ter sido. A maioria dos membros da sociedade compreenderam as funções e importância de um enfermeiro, por isso, nessa pandemia, esses profissionais estão cada vez mais valorizados. Ainda assim, há muito a se conquistar nesse sentido.
Diante do contexto crítico causado pela Covid-19, ao longo de mais de um ano, em que muitos profissionais da saúde se desdobram para salvar vidas e, alguns foram a óbito, percebemos a importância da enfermagem no contexto social da saúde.
Ademais, as suas atribuições vão muito além dos atendimentos de urgência e emergência. O enfermeiro planeja, supervisiona e coordena os grupos de enfermagem, atualiza prontuários médicos, orienta preparação para intubação, desfibrilação etc.
Enfim, a enfermagem é uma profissão que salva vidas humanas e que precisa de mais adeptos para fortalecer esse time de trabalhadores abnegados.
Deixe o seu comentário