À enfermagem, toda a nossa gratidão!

Edição do Caderno Z é dedicada a esses profissionais, de fato heróis, que arriscam suas vidas para salvar as nossas
sábado, 08 de maio de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Em homenagem à dedicação e ao sacrifício de milhões de profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde. 

Na decisão da 73ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) realizada virtualmente em novembro de 2020, na sede da OMS, os estados-membros e atores não estatais ressaltaram, em uníssono, o papel crítico dos profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e cuidadores para garantir a saúde e bem-estar dos pacientes, enfatizando a urgência de abordar os desafios enfrentados por essa classe de trabalhadores.

“A decisão de hoje dá uma direção clara sobre o consenso e as ações necessárias na força de trabalho de saúde e cuidados. A OMS exorta todos os estados-membros, instituições de financiamento internacional, iniciativas globais de saúde e parceiros a investirem na prontidão da força de trabalho de saúde, educação e aprendizagem para controlar a pandemia, manter os serviços de saúde e se preparar para uma vacina contra a Covid-19 ”, afirmou Jim Campbell, diretor do Departamento de Força de Trabalho de Saúde, durante AMS.

Como parte do aniversário de 10 anos e da revisão do Código de Prática Global da OMS para o Recrutamento Internacional de Pessoal de Saúde, a assembleia discutiu também a crescente escala da migração internacional de profissionais de saúde, particularmente sobre a fuga de cérebros. 

Os estados-membros reconheceram a relevância do Código, particularmente no contexto da Covid-19, e pediram reforço em sua implementação. Os países-membros solicitaram à OMS e aos parceiros que fortaleçam seu financiamento, implementação e monitoramento.

Ano passado, a data já foi dedicada à Enfermagem, em reconhecimento da importância da profissão para a universalização dos cuidados de saúde. A escolha da OMS refletia o consenso dos países-membros quanto à necessidade de empoderamento da profissão e incentivo às práticas avançadas de Enfermagem para fortalecimento da atenção primária.

Esta edição é dedicada a esses profissionais, de fato heróis, que arriscam suas vidas para salvar as nossas! A eles, toda a nossa gratidão, e por eles, pedimos respeito e valorização de sua profissão. 

Bom fim de semana!

(Fonte: Cofen e OMS)

 

LEIA MAIS

Atribuições da profissão alcançam a prevenção, cuidados, reabilitação e outras práticas

Confira o depoimento da enfermeira Luciene Pontes, 41, que atende pacientes infectados com coronavírus desde o primeiro caso no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Uma justa e merecida homenagem aos profissionais do Brasil

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra