Com a confirmação, na semana passada, de dois casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro, as autoridades de saúde tem alertado a população fluminense sobre a importância e a necessidade da imunização contra a doença que havia sido erradicada no Brasil e agora volta a preocupar. A campanha de vacinação é permanente e contempla o calendário de vacinação das crianças com duas doses: aos 12 e 15 meses (dose de reforço). Se, por algum motivo, a criança nesta faixa etária não foi vacinada, o esquema de vacinação com duas doses deve ser realizado em pessoas de 5 a 29 anos. Para os adultos de 30 a 59 anos, ainda não imunizados, a vacina contra o sarampo deve ser aplicada em dose única.
Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), vai promover uma série de mutirões de vacinação contra o sarampo ao longo deste ano. As ações serão voltadas a imunização de crianças. O primeiro mutirão será realizado no dia 12 de abril, um sábado, no posto de saúde Tunney Kassuga, na Rua Vicente Sobrinho, contemplando as crianças do bairro Olaria. Na ocasião, também será feita a atualização da caderneta vacinal das crianças da Educação Infantil e adolescentes.
Além desta ação especial, a vacinação contra o sarampo continua sendo oferecida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 nos postos de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Segundo a prefeitura, há doses disponíveis no estoque para todas as unidades de saúde.
Deixe o seu comentário