De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira, 19, Nova Friburgo tem 180 notificações de casos de dengue registradas somente este ano (153 em janeiro e 27 em fevereiro). Os números, no entanto, podem sofrer alterações, após análises laboratoriais. A Secretaria de Saúde continua monitorando o cenário epidemiológico. Mesmo com o avanço da doença em todo o Brasil, os indicadores, por enquanto, não alcançam parâmetro para classificação de surto, nem mesmo de baixa incidência.
No entanto, como medidas de prevenção, considerando os números de casos no Estado do Rio de Janeiro, o Comitê de Mobilização da Dengue foi reativado pelo município e em reunião realizada na semana passada, foi definido um roteiro de ações para intensificação do combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, que percorrerá diversos locais observados como pontos críticos no município.
A primeira localidade atendida, na próxima quinta-feira, 22, será o prédio do antigo Serviço de Assistência Social Evangélica (Sase), no bairro Olaria, que é um criadouro em potencial do mosquito transmissor da doença, conforme citado em reportagens recentes de A VOZ DA SERRA. Ao longo das próximas semanas, outros bairros e distritos friburguenses também serão atendidos pelas equipes compostas por agentes de combates a endemias, responsáveis por realizar o trabalho de combate e prevenção ao mosquito.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo o planejamento para ampliação do atendimento de testagem e suporte médico aos casos de dengue, se houver agravamento do cenário epidemiológico local.
A prefeitura alerta a população para redobrar os cuidados em casa evitando o acúmulo de água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e nos quintais. No fim de semana, um morador do Cônego enviou fotos à redação de A VOZ DA SERRA mostrando o flagrante de água parada em um terreno na entrada do bairro e em canaletas de captação da água das chuvas, observando que o poder público deve atuar também na prevenção ao Aedes. Um dos registros do leitor destaca ainda uma placa anexada junto a poça com a mensagem “Água parada é igual a dengue. Nova Friburgo está largada.”
Deixe o seu comentário