Nova Friburgo já contabiliza nove mortes e 1.401 casos positivos

Um óbito ainda está em investigação pela Secretaria estadual de Saúde
quinta-feira, 02 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na noite de terça-feira, 30 de abril, o boletim semanal que mostra o avanço da epidemia de dengue no município. O boletim reúne dados estatísticos sobre a doença no período de 1º de janeiro até o final de abril. Os dados ainda podem sofrer alterações.

Há nove óbitos confirmados em decorrência da doença, Desse total, sete pacientes tinham comorbidades (doenças crônicas). Uma morte continua em investigação pela Comissão de Investigação de Óbitos da Secretaria estadual de Saúde (SES/RJ).

Dados sobre os óbitos

  • Sexo masculino: 6

  • Sexo feminino: 3

  • Faixa etária: 30 a 39 anos: dois mortos; 60 a 69 anos: 2; 70 a 79 anos: 3; 80 anos ou mais: 2

  • Com doenças pré-existentes: 7

Óbito em investigação

  • Sexo masculino com doença pré-existente

  • Faixa etária: 60 a 69 anos

Boletim atualizado 

  • 3.213 casos notificados

  • 1.401 casos positivos

  • 1.812 casos negativos

  • 9 óbitos

Ações de combate e prevenção 

A equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo e o Comitê de Combate ao mosquito Aedes aegypti seguem monitorando o cenário epidemiológico e promovendo ações de enfrentamento que incluem a capacitação de servidores públicos e comunidade, realização de mutirões de limpeza e verificação de focos do mosquito, remoção de veículos abandonados nas ruas da cidade e as visitas domiciliares feitas pelas equipes de agentes de combate às endemias. “É hora de todos agirem. Junte-se a nós e não deixe água parada. Em caso de suspeita, procure uma unidade de saúde mais próxima e não se automedique”, alerta o comitê.

Mutirão em São Geraldo neste sábado

Neste sábado, 4, o Comitê de Mobilização de Combate à Dengue, da Prefeitura de Nova Friburgo, promove mais um mutirão Dia D para limpeza, identificação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. A ação, desta vez, acontecerá, no bairro São Geraldo. A atividade acontecerá a partir das 9h, envolvendo várias equipes de agentes de combate a endemias e secretarias da prefeitura.

Testes gratuitos  

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando testes gratuitos de detecção da doença no Hospital Municipal Raul Sertã com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os exames são feitos independentemente do período de aparecimento dos sintomas. Também são realizados testes de dengue na Unidade Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino. Lá o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana. Mas, devido ao tipo de exame realizado no local, para garantir eficácia do resultado, os sintomas devem estar presentes entre três e cinco dias. 

Sintomas da dengue

  • Febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Sinais de alarme da doença

  • Dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa; irritabilidade.

Dicas para prevenção 

  • Utilize repelente: passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. 

  • Cubra a maior parte do corpo, quando possível: o mosquito Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. 

  • Elimine focos de água parada: evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. 

  • Coloque telas em janelas e portas: fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 

  • Aplique inseticidas e larvicidas: inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: