No reino das abelhas

“Um mundo sem abelhas é um mundo sem pessoas”
sexta-feira, 19 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.

Abelhas são insetos voadores, conhecidos pelo seu importante papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, e são aparentados das vespas e formigas. 

Esses pequenos insetos foram declarados como os seres vivos mais importantes e insubstituíveis da natureza pela Royal Geographical Society de Londres em 2009, através do entomologista, pesquisador e professor George McGavin, da Universidade de Oxford.

Essa importância é devido ao fato de que aproximadamente 250 mil espécies de flores e 90% da produção mundial de alimentos dependem diretamente da ação da abelha. Daí, veio a frase “um mundo sem abelhas é um mundo sem pessoas”.

Sendo assim, conhecer as curiosidades sobre abelhas ajuda na conscientização das pessoas sobre a importância desses insetos para a vida continuar a existir no planeta, e o quanto esses bichinhos, mesmo pequenos, têm capacidades incríveis.

Como fazem o mel

Talvez, essa seja uma das curiosidades mais populares desses animais. Isso porque, desde pequenos, aprendemos que elas são as desenvolvedoras desse precioso produto, mas não sabemos exatamente como abelhas fazem mel.

Elas possuem glândulas nas cabeças que secretam duas substâncias: invertase e glicose oxidase. Em contato com o néctar retirado das flores, essas enzimas reagem da seguinte forma: a invertase transforma o néctar em glicose e frutose, enquanto a glicose oxidase produz acidez, impedindo a fermentação.

As abelhas batem as asas freneticamente para secar o excesso de água desse néctar com enzimas e chegar à textura que conhecemos. O resultado é o mel. É uma sucessão de etapas que acontecem sincronicamente e que podem ser consideradas um milagre da natureza.

Na lista de detalhes sobre abelhas, vale mencionar que, em média, elas fazem 40 voos diários e pousam em até 2 mil flores. É surpreendente a intensidade com que esses animais trabalham. Por isso, vale a pena também saber, entre outras características, que:

  • Uma abelha retira o néctar e o pólen de dez flores por minuto. E essa é apenas a primeira parte do serviço;

  • Uma colmeia pode abrigar até 50 mil abelhas. A comunidade é formada por uma abelha-rainha, alguns zangões e milhares de operárias. Todos têm funções específicas e convivem harmoniosamente;

  • A rainha vive até dois anos, enquanto as operárias vivem pouco: não passam de um mês e meio de vida. Isso explica a quantidade excessiva delas nas colmeias;

  • Apenas as fêmeas trabalham, ficando para os machos a responsabilidade de fecundar a rainha. Após cumprirem o papel, eles saem da colmeia e morrem de fome algum tempo depois;

  • As rainhas põem 3.000 ovos em apenas 1 dia. Enquanto carregam os ovos, suportam o peso equivalente a 300 vezes o seu — essa é uma das curiosidades sobre abelhas que mais surpreendem.

Abóboras e vegetais

Alguns cientistas imaginam que as abelhas tenham surgido no período Jurássico, antes mesmo do surgimento das plantas angiospermas. A famosa listradinha é a preferida dos apicultores e a mais conhecida pela população em geral, porque é a que produz mais mel. Entretanto, a Apis mellifera também é polinizadora de alimentos, sendo a maior polinizadora da abóbora, por exemplo, e de muitos outros vegetais.

Mas nem toda abelha tem vida social em colmeia, com uma rainha sendo a única fêmea fértil, como a abelha-europeia. Há abelhas que vivem solitárias a vida inteira dentro de pequenos buracos de troncos de árvores. Elas morrem antes de verem suas larvas nascerem.

Há também aquelas que escavam ninhos no solo (principalmente as fêmeas). Algumas são tão pequenas que você pode ter matado com a palma da mão achando que era um “mosquito” qualquer. (Fonte: www.petz.com.br/blog/especies)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: