Não Me Perturbe: volume de chamadas de telemarketing caiu de 48% para 6%

Serviço faz parte das medidas de autorregulação implantadas pelas operadoras de telecomunicações
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Não Me Perturbe: volume de chamadas de telemarketing caiu de 48% para 6%

O volume de chamadas de telemarketing feitas pelas operadoras de telecom caiu de 48% para 6% com a implantação da plataforma Não me Perturbe. A informação foi apresentada nesta terça-feira pelo diretor de Regulação e Autorregulação da Conexis Brasil Digital, José Bicalho, ao participar do Seminário Políticas de Telecomunicações, promovido pela Teletime.

Em 2019, 48% das chamadas de telemarketing eram feitas pelas operadoras e em 2020, depois da implantação da plataforma, esse percentual caiu para 6%. “Claramente vemos uma efetividade do mecanismo do Não me Perturbe”, comentou Bicalho, citando dados do aplicativo Truecaller.

A plataforma Não Me Perturbe começou a operar em julho de 2019 e permite que o usuário cadastre o número de telefone para não receber chamadas de telemarketing. Até o momento, segundo Bicalho, mais de 7 milhões de números já foram bloqueados na plataforma e nos Procons. O diretor da Conexis ressaltou ainda que a medida resultou em uma queda de 36% nas reclamações sobre telemarketing registradas pela Anatel, de 632 para 401 em média.

Bicalho assegurou que as operadoras estão avançando em medidas de controle, como o acompanhamento de parceiros, e fazendo aprimoramentos no Não me Perturbe, seguindo orientações e sugestões da Anatel.

Segundo ele, foi desenvolvido um sistema para identificar os principais números chamadores reclamados na plataforma e as empresas detentoras desses números foram notificadas pelo Sistema de Autorregulação da Telecomunicações (SART) implantado pelas operadoras em março de 2020.

O diretor da Conexis enfatizou também a importância da autorregulação para o setor atuar dentro de procedimentos mais modernos de regulação responsiva e melhorar a relação com os consumidores. E ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo SART, com a elaboração dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta, com orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários, que contou com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: