Musical que homenageia Benito di Paula estreia nesta sexta-feira

Peça “O Homem da Montanha” ficará em cartaz por dois fins de semana no Teatro Municipal Laercio Ventura, como tributo à vida e obra do cantor friburguense
quarta-feira, 30 de abril de 2025
por Liz Tamane
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Depois de uma década de gestação da ideia, estreia nesta sexta-feira,  2, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, o musical O Homem da Montanha, tributo à vida e obra de Benito di Paula. Mais do que um espetáculo, trata-se de uma reverência afetuosa ao maior artista da cidade, nascido no antigo bairro Boa Vista, atualmente chamado Perissê.

A ideia de homenagear Benito com um musical surgiu há dez anos, quando a jornalista Anne Lise Ruiz, amiga do diretor e ator de teatro Bernardo Dugin, o provocou com a proposta. Após anos de maturação e tentativas de viabilizar o projeto, a peça finalmente saiu do papel graças à contemplação no edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

(Foto: Divulgação)

Apesar de Benito di Paula, que atualmente mora em São Paulo, não participar diretamente da montagem, sua presença é sentida em cada detalhe da encenação. O filho do cantor, Rodrigo Veloso, acompanhou de perto todo o processo criativo. “Ele foi super querido com a gente, recebeu de braços abertos, está acompanhando o projeto como uma grande homenagem ao Benito”, conta Dugin. “A gente não está encarando como um musical, e sim como um tributo. Uma verdadeira homenagem de friburguenses para um ilustre friburguense”, complementa. 

A peça percorre os mais de 80 anos de história do artista, desde a infância humilde no Perissê, em uma família numerosa — Benito era um dos 14 filhos e a mãe trabalhava como ama de leite — até os primeiros contatos com a música, passando pelos bares de Nova Friburgo, pelas noites cariocas na casa noturna Balalaika e pela consagração nacional e internacional nas décadas de 60 e 70. 

“O Benito e a música dele tocam no mundo inteiro. Tem fãs em diversos países, público que o acompanha porque o Benito escreve com o coração”, destaca Dugin.

(Foto: Divulgação)

Ao optar por um formato de musical narrativo, a equipe construiu uma “jornada do herói” com toques de lirismo e verdade. “A gente está humanizando o Benito. Quem é o Benito por trás do mito?”, questiona o diretor. 

Para isso, foi feito um rigoroso processo de seleção do elenco, buscando não apenas talentos em canto, dança e atuação, mas também pluralidade e conexão entre os artistas no palco.

Mais do que traçar a biografia do cantor, a montagem busca emocionar e inspirar. A principal mensagem, segundo Dugin, é clara: “Acredite nos seus sonhos. Siga firme, corra atrás, valorize a família, valorize sua fé, nunca se esqueça das suas raízes e cuide da sua saúde mental. Essa é a grande mensagem do espetáculo”, completa o diretor. 

A estreia será nesta sexta-feira, 2, às 20h. Ao longo dos dois primeiros fins de semana do mês, serão realizadas oito apresentações. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla com preço promocional. O espetáculo é indicado para todas as idades.

O musical é baseado na obra do jornalista David Massena, com conceito original de Anne Lise Ruiz, direção musical de Diogo Rebel, direção de movimento de Adriana Xavier e produção do Grupo em Grupo de Artes Cênicas e produtora O Delirante. Apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo e Ministério da Cultura. 

Serviço – Musical “O Homem da Montanha”

  • Local: Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura – Rua Salusse, 616,  Praça do Suspiro
  • Ingressos: À venda no site Sympla
  • Classificação indicativa: Livre

Datas e horários:

  • 2/05 – 20h

  • 3/05 – 17h e 20h

  • 4/05 – 17h

  • 9/05 – 20h

  • 10/05 – 17h e 20h

  • 11/05 – 17h

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: