MP emite recomendações para garantia de direitos coletivos em Friburgo

Conjunto de iniciativas prevê coibir atos de improbidade, além da proteção ao idoso
quarta-feira, 29 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Idoso pega ônibus em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Idoso pega ônibus em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo de Nova Friburgo, vem expedindo, desde março, recomendações com o intuito de garantir a adoção de medidas voltadas à prevenção e ao combate ao novo coronavírus. A atuação ministerial é fruto de comunicações e denúncias recebidas por diferentes canais, como a ouvidoria do MP e também da realização de videoconferências com autoridades locais para acompanhamento das medidas relativas à doença.

O conjunto de iniciativas trata da defesa dos direitos transindividuais - que ultrapassa aquilo que pertence ou diz respeito a somente uma pessoa, sendo de interesse coletivo -, como a fiscalização da administração pública, para coibir atos de improbidade administrativa, além da promoção da proteção ao idoso e da saúde pública, entre outros aspectos.

Dentre outras providências, foram expedidas sete recomendações. Algumas delas aos gestores dos municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, para o incremento da fiscalização do funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, que burlam as regras de isolamento social; a adoção de medidas de transparência nos gastos públicos, em especial à contratação de serviços e compra de materiais relativos à pandemia, com atenção às regras para dispensa de licitação; e a garantia do atendimento à população nas unidades de saúde.

Algumas recomendações foram expedidas em parceria entre o MPRJ e os ministérioa públicoa Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), como a que trata da concessionária Águas de Nova Friburgo, para reforço de equipes visando à garantia do fornecimento de água e prevendo a disponibilização de caminhões-pipa no caso de interrupções do serviço. 

Outra recomendação trata da fiscalização do decreto municipal que restringiu o acesso de idosos ao transporte municipal durante a pandemia, além de instar o poder público a adotar medidas de controle da frota em circulação, visando à redução de riscos aos usuários. Há recomendações ainda para prevenção ao contágio em unidades como o Centro de Socioeducação (Cense) de Nova Friburgo, e de cuidados especiais, como as instituições assistenciais Casa dos Pobres São Vicente de Paulo e Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje).

Também foi anexado o indeferimento do pedido apresentado ao Juízo pela Clínica Santa Lúcia que tentou reverter a decisão judicial que determinou a suspensão de novas internações. Embasado no posicionamento técnico da Gerência de Saúde Mental do Município, o MP apontou que a rede de atenção psicossocial municipal está organizada e atuando de modo a absorver a demanda de novos pacientes. A decisão judicial acolheu parcialmente o pedido da clínica, autorizando novas internações durante o período da pandemia. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra