Morre Richard Ihns, ex-gerente da Fábrica de Rendas Arp

Ele também se destacou com ações sociais no Rotary Club de Nova Friburgo
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: TV Zoom)
(Foto: TV Zoom)

Faleceu nesta quinta-feira, 24, em Nova Friburgo, aos 97 anos, o ex-gerente da Fábrica de Rendas Arp, Richard Ihns, que também muito se destacou na sociedade friburguense através de ações sociais no Rotary Club no município. Foi também diretor da Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf). Sua família divulgou um comunicado lamentando a perda de um “homem cuja vida se entrelaçou profundamente com a história da cidade”. 

Ihns, que dedicou grande parte de sua trajetória ao serviço comunitário e ao desenvolvimento da indústria friburguense, será lembrado também por seu empreendedorismo e liderança. Natural de Nova Friburgo, Richard Ihns era o membro mais antigo do Rotary Club. Ele chegou ao clube de serviço, indicado pelo  ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, que também foi um dos fundadores do Rotary no município. 

No Rotary, Ihns ocupou a presidência em duas ocasiões, e por seu trabalho e dedicação em prol do bem comum foi condecorado com o título  “Companheiro Paul Harris”, uma das maiores honrarias do Rotary Internacional.

De ascendência alemã, Richard Ihns nasceu em Nova Friburgo por força da transferência de seu pai, o oficial da Marinha Mercante, Richard Hugo Otto Ihns, que após ser detido em Pernambuco durante a Primeira Guerra Mundial, foi transferido para o município serrano como prisioneiro. Após o fim da guerra, seu pai recebeu um convite de Julius Arp, em 1949, para gerenciar a Fábrica de Rendas Arp. Richard Ihns seguiu os passos do pai e, na antiga fábrica adquiriu experiência internacional e acompanhou a implantação de inúmeros maquinários. Com perfil de liderança, Richard Ihns  formou-se em Engenharia Civil e Engenharia Industrial Mecânica pela Escola Nacional de Engenharia, no Rio de Janeiro no final dos anos 1940, e depois em Direito. Foi também professor de Estatística e Matemática e esportiva, com destaque para o remo, conquistando vários campeonatos da modalidade. 

Em Nova Friburgo, foi um dos responsáveis pelas Olimpíadas dos Industriários, promovendo o esporte e a integração entre as fábricas da região. Participou também da fundação do Centro de Arte e foi diretor do extinto Serviços de Águas e Esgoto do município (Saae)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: