Morreu na terça-feira, 26, aos 78 anos, o cineasta e ambientalista Pedro Cavalcanti, idealizador do tradicional Festival de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine). Pedro era carioca, morava no Rio de Janeiro, mas mantinha forte relação com Nova Friburgo, onde costumava passar temporadas em uma casa de veraneio no distrito de Lumiar. Seu corpo foi velado nesta quarta-feira, 27, no cemitério do Caju, na zona portuária da capital, e será cremado.
Ao longo de sua trajetória, Pedro Cavalcanti se destacou no audiovisual e em ações de conscientização socioambiental. Ele iniciou sua participação no cinema nacional com o curta-metragem Proposição, de 1968, premiado pelo Instituto Nacional de Cinema. Nas décadas seguintes, Cavalcanti participou da produção de mais de 100 filmes e vídeos, a maioria com a temática socioambiental.
Era viúvo de Ana Maria de Hollanda Cavalcanti, com quem fundou, há 18 anos, o FriCine, evento pioneiro que reuniu mais de 700 produções cinematográficas de mais de 50 países. O casal também desenvolveu em Nova Friburgo o projeto ambiental “Jardins de Altitude da Mata Atlântica”, que promoveu ações de estímulo à preservação da bromélia Alcantarea imperialis, endêmica da Serra dos Órgãos.
À família enlutada, A VOZ DA SERRA manifesta o seu mais profundo pesar.
Deixe o seu comentário