Moradora reclama de falta de xepa da Covid em Lumiar

Prefeitura alega atraso no recebimento de doses do estado, o que impediu de ofertar doses residuais
quinta-feira, 22 de julho de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Moradora reclama de falta de xepa da Covid em Lumiar

Uma moradora de Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo, encaminhou uma denúncia para o jornal A VOZ DA SERRA, informando que na semana passada, o prefeito divulgou a xepa de vacinas da Covid-19, que iria acontecer nas unidades de saúde dos distritos. “Essa xepa aqui em Lumiar só durou dois dias. Nesta quinta-feira, 22, fui informada, que na quarta-feira, 21, não aconteceu e nem nesta quinta. Segundo os agentes de saúde, a ordem é a volta das vacinas que sobram para a sede. Em um distrito onde o fluxo turístico está intenso e não há qualquer orientação preventiva da prefeitura aos turistas, essa possibilidade de  vacinar representa um alento para os mais jovens que estão em contato com os turistas em restaurantes, bares, etc. Além disso, fazer um deslocamento de 35 km para uma tentativa é uma crueldade ímpar para os moradores dos distritos."

É importante ressaltar que, de qualquer forma, a xepa é incerta pois depende da sobra de doses. Se no fim do dia de vacinação, não tiver doses sobrando em frasco aberto, a xepa não acontece. 

O que diz a prefeitura 

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo pedindo um esclarecimento sobre o assunto. Em nota, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que “foi instruído pela Subsecretaria Municipal de Atenção Básica que na quarta-feira, 21, excepcionalmente, não fossem aplicadas doses ‘restantes’ para que esses imunizantes fossem utilizados na vacinação de quinta-feira, 22, já que o Governo do Estado atrasou a entrega que estava prevista para quarta-feira, o que ocorreu apenas no início da tarde desta quinta-feira. Portanto, com a chegada da nova remessa, as xepas já voltaram a ser aplicadas normalmente em todos os pontos de vacinação do município.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina