Meu filho, meu maior parceiro, meu melhor amigo

"Ele é a cura das minhas dores, a minha força nas batalhas diárias", diz pai de filho com Síndrome de Down
sexta-feira, 05 de agosto de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Meu filho, meu maior parceiro, meu melhor amigo

Ao saber que ia ser pai, Igor Lima Ferreira se sentiu envolvido por uma mistura de sentimentos, junto à esposa Nathália Molinari. “Ser pai sempre foi meu sonho!”, revelou, emendando que aquele foi “um momento de muito amor e alegria pela realização de um sonho e um pouco de preocupação pois já tínhamos perdido um filho havia menos de dois anos na 20ª semana de gestação. E essa perda nos deixou muito abalados na época”. 

 Apesar da correria do dia a dia do casal, a gravidez “foi muito curtida” e bem cuidada. “Todos os exames de rotina tiveram resultados normais durante a gestação, nenhuma alteração que nos preocupasse. E o Joaquim acabou nascendo no susto, porque veio ao mundo com 35 semanas, o apressadinho!”, conta o feliz papai de Joaquim, hoje um garotinho de dois anos e seis meses.

Segundo Igor, logo após o parto a pediatra de plantão foi ao quarto para informar ao casal que, de acordo com algumas características físicas, o Joaquim tinha síndrome de Down. 

“Naquele instante fiquei surpreso, não esperava. A Nathália não entendeu o que a pediatra havia dito porque ainda estava meio ‘grogue’. Então, repeti pra ela o que a médica havia dito. Só neste momento a pediatra percebeu que nós não sabíamos e perguntou se não havia constado nos exames durante a gravidez. Dissemos que não. Ela poderia ter visto isso antes de passar a informação, mas… tudo bem. Eu, sinceramente, fiquei com o coração muito tranquilo! Depois de repetir pra Nathália que o Joaquim tinha síndrome de Down, eu sorri e disse: Esse moleque vai ser f*&@! Farei de tudo pra ele ser o melhor no que ele quiser ser!”, contou.

Igor agradeceu a Deus por Joaquim não ter apresentado intercorrências, como problemas de coração. “Desde o início fizemos todo o acompanhamento com a cardiologista, que descartou a cardiopatia no nosso filho. A propósito a saúde dele é muito boa, nunca teve nenhum problema além de pequenos resfriados”. 

Joaquim faz diversas terapias, desde que nasceu. Igor conta que com três meses de idade o filho iniciou uma série de atividades, tudo sempre acompanhado de “pertinho” por ele. 

“Sempre busco introduzir o Joaquim em tudo que venha a beneficiar o seu desenvolvimento, e acompanho tudo de pertinho. Hoje ele está com dois anos e seis meses, e faz acompanhamento com terapia ocupacional, fonoaudiologia e também pratica natação. Ele tem tendência a gostar de esportes, sempre fica eufórico quando participa de atividades físicas. Eu pratico artes marciais desde criança e pretendo incentivá-lo nesse caminho, porque ele já se mostra muito interessado nesse ambiente!”, revela o pai orgulhoso.

E o que significa ser pai do Joaquim? “Eu não tenho nem palavras para descrever o significado disso. Aprendo todo dia com meu filho e procuro estar presente ao máximo na vida dele. Ele é meu maior parceiro, meu melhor amigo. Ele é a cura das minhas dores, a minha força nas batalhas diárias, o motivo dos meus sorrisos, o que tenho de mais valioso na vida. Nada faz sentido sem ele!”, encerra Igor.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: