Meditação: técnica milenar promove a concentração e o autoconhecimento

“Se ensinarmos a meditação a cada criança, eliminaremos a violência em apenas uma geração. Somente por esta razão já valeria a pena tentar”, Dalai Lama
sexta-feira, 19 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

21 de Maio — Dia Mundial da Meditação. Conceito: “Meditar é definido como a condição ou atitude de voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si ou concentrar-se intensamente em algo”. É focar no momento presente, se desvincular de distrações e pensamentos, e lembrar que a respiração é, frequentemente, utilizada como uma ferramenta meditativa.

Ao contrário do que se costuma supor, meditação não é coisa só de gente grande. Essa prática milenar também é recomendada para crianças, pois ajuda a desenvolver habilidades como empatia, capacidade de ouvir, clareza de pensamentos.

Dalai Lama diz que se ensinarmos a meditação a cada criança de oito anos, eliminaremos a violência em apenas uma geração. Somente por esta razão valeria a pena tentá-lo. Mas, por que a meditação é tão potente?

O primeiro e imediato efeito da meditação nas crianças é acalmar, tranquilizar. As crianças, assim como os adultos, quando estão calmos, é quando podem focar sua atenção no que seja que vai ocorrer.

Uma vez acalmado, vem a concentração, o enfoque da atenção naquilo que deseja. Pode ser controlar uma emoção, fazer um exercício, ouvir uma explicação, assistir a um filme, brincar com a mãe, o pai, planejar uma ação, atender um amigo que tem um problema, dizer não a algo que não queira.

Efetivamente, a meditação ajuda a ‘alongar’ o músculo da atenção, e deste modo a pessoa fica mais consciente do que acontece dentro e fora dela mesma; do que deseja e do que não deseja. Do que sente e do que não sente. E do que querem, sentem ou fazem os outros. 

Ensinando a garotada

  1. Inclua a criança na sua prática: Convide seu pequeno a meditar com você. Se pretende meditar por 30 minutos, dedique os cinco minutos iniciais à prática com a criança e depois diga que você vai continuar e que ela pode sair, se quiser. Se ela preferir continuar, ótimo!

  2. Meditações curtas: Crianças costumam ter mais facilidade para meditar do que os adultos, embora para elas as meditações sejam menos profundas e mais curtas – até 5 minutos para crianças de 8 anos, e até uns 10 minutos para as que têm até 10 anos. 

  3. Crie um cantinho da paz: Prepare um lugar na sua casa especialmente para meditar, um cantinho da paz. Deixe lá uma almofada e um objeto que represente o sagrado para você – pode ser uma flor, uma imagem – e que leve você a um lugar de paz. Peça para a criança escolher um objeto para ela. A ideia é que a paz interior que você busca com a meditação seja representada também no mundo exterior.

  4. Mostre que meditação é um presente: As crianças gostam de se sentir incluídas e imitar o que os adultos fazem. Convide-a a fazer parte do seu mundo, experimentando a meditação assim como você faz. Mas atenção: nada de tirá-la do videogame ou da TV, obrigando-a a deixar de lado uma atividade que lhe dá prazer para meditar. Escolha o momento certo para fazer o convite, para que a meditação não se torne um ato disciplinador.

Importante sempre lembrar que: “Considera-se a respiração a âncora para a prática da meditação. O objetivo da meditação em manter a observação na respiração possibilita ao praticante beneficiar-se desta função fisiológica para aumentar sua atenção, concentração e proporcionar o relaxamento”. (Fonte:educamaisbrasil.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: