Maternidade tem novo fluxo de atendimento para proteger gestantes

Ao chegar à unidade, pacientes passam por triagem junto a equipe de enfermagem
terça-feira, 19 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O ônibus adaptado para a triagem (Divulgação)
O ônibus adaptado para a triagem (Divulgação)

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a criação de novos fluxos de atendimento à pacientes nas unidades de saúde da rede pública como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, como já tem sido feito no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, no Centro.

De acordo com a prefeitura, a medida visa garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. Com isso, ao chegar à unidade, a paciente passa por uma triagem com um técnico de enfermagem e um enfermeiro a fim de identificar o motivo da procura pela assistência médica. “Nossa maior preocupação, neste momento, é em salvar vidas. Medidas como esta vêm para reforçar o nosso propósito”, declarou o prefeito Renato Bravo.

Sendo identificado na gestante qualquer sintoma de síndrome gripal, dispneia intensa, ou qualquer outro sinal que sugira a possibilidade dela estar infectada por Covid- 19, a paciente é encaminhada para uma ala especial, em anexo à Maternidade, para que não tenha contato com outras gestantes na área interna. Esta ala conta com consultório obstétrico e pediátrico, para assistência médica necessária que o caso exige a mães e bebês. Nela eram feitos os acompanhamentos de pré-natal, que agora são feitos no ônibus da saúde, na área externa da unidade.

Foram disponibilizados ainda, ao lado da UTI Neonatal, leitos para recém-nascidos positivados para a doença. Pacientes que chegam à unidade com suspeita de Covid-19, em estado grave, são estabilizadas pela equipe médica e encaminhadas ao Hospital Municipal Raul Sertã.

As gestantes que chegam em trabalho de parto são encaminhadas para alas internas da Maternidade, de forma que não cruzem com mulheres suspeitas de estarem infectadas por Covid-19. Ainda de acordo com a prefeitura, o Hospital Maternidade realiza uma média de 130 partos mensais. Somente no último mês, 225 atendimentos a gestantes foram feitos na unidade.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra