Nesta, quarta-feira, 30, às 19h, no restaurante Excalibur (Rua Augusto Cardoso, 45), a colunista social e ícone do carnaval friburguense, Marly Pinel, reúne amigos para a apresentação do documentário "Memórias e Sociedade: Cinco décadas do colunismo social de Marly Pinel", que registra e celebra a trajetória de Marly na sociedade friburguense. Aos 88 anos, ela é a representação de força e alegria.
Sobre o documentário
A produção promete ir além da celebração da história pessoal de Marly, resgata e preserva a memória histórica da sociedade de Nova Friburgo destacando como o colunismo foi crucial na construção do tecido social e comunitário, contribuindo para a preservação de uma história rica e fundamental. Além disso, o filme promoverá debates sobre o papel da mídia e dos colunistas sociais, elevando o projeto a uma discussão relevante sobre memória e identidade comunitária.
O documentário terá exibição em emissoras de TV, e posteriormente será exibido em sessão fechada no cinema, teatro, salas de exibição, e festivais dentro e fora de Nova Friburgo. “Marly já teve sua vida retratada em um livro, blocos e samba enredo, só faltava um filme. O jantar será destinado a empresários, apoiadores e profissionais da imprensa que terão a oportunidade de conhecer o projeto. Na ocasião, apresentaremos um teaser, que posteriormente será exibido para o público em geral “, ressalta a produtora Bárbara Gouveia.
Sobre Marly Pinel
(Foto: Arquivo pessoal)
Marly Pinel nasceu em 21 de agosto de 1936 no distrito de Conselheiro Paulino. Viúva de dois casamentos, é mãe de dois filhos, avó de quatro netos e tem dois bisnetos. Conhecida como a “Diva do carnaval friburguense”, Marly já desfilou em todas as escolas de samba de Nova Friburgo. Nos anos 80, atuou no Turismo e esteve presente na construção do sambódromo do Rio de Janeiro. Na década de 90, trabalhou como cerimonialista da Prefeitura de Nova Friburgo e, ao longo de cinco décadas dedica-se ao colunismo social em jornais, rádios e TV locais. Recebeu diversas homenagens, como a Comenda do Barão de Nova Friburgo em 2020 e a Medalha Tiradentes em 2018. Em 2023, sua história foi publicada no livro “Marly Pinel – histórias e crônicas de uma diva popstar”, e em 2024, ganhou o seu próprio bloco carnavalesco, o Soul Pinel.
Deixe o seu comentário