Marlon Moraes perde posições no ranking do UFC e Barboza busca ascensão

Atletas do UFC têm pela frente um ano para recuperar o fôlego
terça-feira, 05 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Marlon Moraes
Marlon Moraes

O ano de resultados abaixo do esperado teve a sua consequência para o friburguense Marlon Moraes. As duas derrotas consecutivas nas lutas de outubro e dezembro fizeram com que o lutador, anteriormente líder do ranking dos pesos-galo (61 quilos), deixasse o top-5 da lista. O último evento do Ultimate no ano, realizado no dia 19 de dezembro, trouxe poucas, mas significativas mudanças na atualização semanal dos rankings da organização.

A principal delas, de fato aconteceu na divisão dos galos, onde Marlinho - derrotado por Rob Font no card principal do UFC Las Vegas 17 – caiu para a sétima posição e foi substituído pelo algoz no top 5 da categoria.

Marlon entrou no confronto como o número três da categoria, e agora soma três derrotas nas quatro apresentações mais recentes. Com o novo revés, o friburguense perdeu quatro posições, enquanto Rob Font acabou sendo o maior vencedor do último evento do UFC em 2020.

Embalado pela terceira vitória consecutiva, o lutador norte-americano subiu seis degraus e agora ocupa a quinta posição na classificação da categoria. Além do campeão Petr Yan, estão nas primeiras colocações os lutadores, Aljamain Sterling, Cory Sandhagen e Frankie Edgar.

Também presente no card do UFC Vegas 17, José Aldo ganhou um lugar na lista, chegando à sexta colocação do ranking peso-galo. O ex-campeão peso-pena (66 quilos) do Ultimate superou Marlon Vera no co-main event da noite e conquistou seu primeiro triunfo na divisão.

Outra brasileira beneficiada na última atualização dos rankings no ano foi Taila Santos. A peso-mosca (57 quilos), que venceu Gillian Robertson na decisão unânime dos juízes, ficou também com a vaga da canadense na lista top 15 da categoria, onde já aparece na 13ª posição.

A derrota de Marlon surpreendeu a maioria dos fãs e especialistas em artes marciais. O lutador de Nova Friburgo acabou nocauteado pelo norte-americano Rob Font, ainda no primeiro round, com 3m47s de luta. O duelo se apresentava de forma equilibrada, onde Moraes, atento ao estilo da troca de golpes do oponente, resolveu apostar em estratégia distinta e levar Rob Font ao solo para tentar resolver no jiu-jítsu.

The Magic colocou pressão por cima do oponente, começou dominando o confronto e parecia ter a situação sob controle. Contudo adversário conseguiu resistir, se levantou e passou a se impor.

Aproveitando a vantagem de sua envergadura, Rob Font acertou Marlon Moraes com um jab, conectou um uppecut e, com força e eficiência na trocação, fez o friburguense dobrar os joelhos. No ground and pound, já com Moraes balançado, Font desferiu mais uma sequência de golpes certeiros. Apesar da tentativa de resistir, Marlon sofreu o nocaute técnico. Em 2020, Marlinho somou duas derrotas, para Cory Sandhagen e, por fim, para o oponente norte-americano. A última vitória de Marlon aconteceu em dezembro de 2019, contra o também brasileiro José Aldo.

Barboza busca afirmação

Em nova categoria, Edson Barboza teve um fim de ano melhor que o amigo e conterrâneo. No mesmo evento em que Marlon foi derrotado por Sandhagen, o friburguense, em ação no co-main event, derrotou Makwan Amirkhani por decisão unânime dos jurados. Desta forma Barboza quebrou a sequência ruim, de três derrotas consecutivas, com mais uma grande apresentação.

Ao todo foram quatro knockdowns em mais uma exibição de gala, praticamente sem grandes sustos, para marcar a sua primeira vitória no peso pena. O friburguense, desta forma, subiu algumas posições e aparece em 15º lugar.

A lista é liderada pelo campeão Alexander Volkanovski. O top-5 conta ainda com Max Holloway, Brian Ortega, Zabit Magomedsharipov, Yair Rodriguez e Zumbi Coreano.

LEIA MAIS

Lutador friburguense tem utilizado as redes sociais com frequência para mostrar rotina de treinos pesados

Fábrica de talentos nas artes marciais continua produzindo aos montes

Atleta friburguense aguarda por um novo desafio dentro da divisão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: UFC