Margens de rio sem grades de proteção: um perigo constante

Prefeitura informou que não há projeto pronto para instalação de grades de proteção no trecho próximo ao Edifício Itália
quarta-feira, 20 de julho de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Fotos: Henrique Pinheiro
Fotos: Henrique Pinheiro

 

Na última quinta-feira, 14, equipes do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Nova Friburgo foram acionadas para remoção do corpo de um homem que caiu no leito do Rio Santo Antônio, na altura da Rua José Nahum Bechara, atrás do antigo prédio da operadora de telefonia Oi. No local, não há nenhum tipo de proteção entre a calçada (estreita e má conservada) e o rio, o que torna o local perigoso e propenso para mais acidentes. Além da má conservação, em uma parte do trecho há uma árvore no meio da calçada, que dificulta a passagem de pedestres. Alguns deles se arriscam caminhando sobre a base de uma mureta, o que pode facilitar a queda no leito. 

“Moro aqui na Avenida Itália e nesta pequena avenida o trecho do rio não possui guarda-corpo, por isso ocorrem acidentes. Nós mesmos ajudamos a retirar de dentro do rio, neste ano, um senhor que caiu. Ele foi levado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros e ficou bem. Contudo, nesta última quarta,  um outro senhor caiu no rio e, tragicamente, morreu. Não são os únicos casos e, se nada for feito, não serão os últimos já que a calçada é estreita, irregular e não há gradil de proteção em nenhum dos lados do rio. Muito triste ver acidentes completamente evitáveis acontecerem diante de nossos olhos, praticamente em frente à prefeitura”, relatou uma moradora, que preferiu não se identificar. 

Automóveis e pessoas dividem o espaço, colocando em risco a vida de crianças, homens, mulheres e idosos que transitam por ali. "A Prefeitura é ali do outro lado. As autoridades deveriam vir aqui ver o que a gente passa”, disse o aposentado José Garcia. “Não custa tanto instalar grades aqui. Já morreram pessoas ao caírem no rio. A altura é muito grande. Vão esperar morrer mais gente para tomarem uma providência”, disse Vanderléia Moreira.  

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para saber se existe algum projeto para instalar algum tipo de proteção naquele trecho do Rio Santo Antônio para prevenir possíveis acidentes. Em nota, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, informou que “não há projeto pronto para instalação de grades de proteção no referido trecho, no entanto, o assunto está em pauta na Secretaria de Obras, que deseja promover essa melhoria, garantindo mais segurança aos pedestres que passam pelo local. Porém, ainda será feito um estudo de viabilidade técnica, verificação da questão orçamentária, entre outros trâmites internos. Portanto, não há prazo para a realização do serviço.”

 

LEIA MAIS

Trânsito da Avenida Julius Arp ficou 2 meses desviado para a Alameda Barão de Nova Friburgo

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Setor é contemplado por serviços específicos para suas demandas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra