Mais de 2 mil novos empregos foram gerados este ano em Friburgo

Levantamento da Firjan mostra que a indústria local acumula saldo positivo de 1.248 novos postos de trabalho neste período
sexta-feira, 08 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Mais de 2 mil novos empregos foram gerados este ano em Friburgo

A partir de uma análise agregada de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) divulgada na última semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) constatou-se que Nova Friburgo acumula 2.076 novos postos de trabalho formais de janeiro até agosto deste ano. Desde o início do ano, inclusive, Nova Friburgo vem registrando sucessivos resultados positivos. A análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra ainda que a indústria local, especificamente, tem saldo positivo de 1.248 empregos neste mesmo período, ou seja, mais de 60% de todas as contratações. O segmento que impulsionou este resultado foi a confecção de artigos do vestuário e acessórios (+ 916 vagas).

Segundo a presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte fluminense, Márcia Carestiato Sancho, os setores de serviços e o comércio vêm dando sinais de retomada conforme a vacinação contra a Covid-19 avança em Nova Friburgo. “A indústria continua puxando a criação de empregos, mas os outros segmentos também dão bons sinais de recuperação com a abertura de novas vagas. É um sinal da retomada econômica mesmo que lenta, mas demonstra a confiança dos empresários e a expectativa por dias melhores”, reforçou a empresária.

Números estaduais

A análise feita pela Firjan, também a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta que o estado do Rio de Janeiro já recuperou 90% dos postos de trabalho perdidos nos primeiros meses de pandemia. Entre março e julho do ano passado, foram fechadas 191.150 vagas de emprego com carteira assinada e de agosto de 2020 a agosto de 2021 foram abertas 171.699 vagas. Neste ano, o saldo é de 104.256 postos de trabalho.

“Estamos vendo o emprego formal no estado do Rio se recuperar de forma consistente e as contratações acelerarem nos últimos meses. A expectativa da Firjan é que, na próxima divulgação da pesquisa, a perda de vagas com carteira assinada durante a pandemia seja zerada. E não é algo pontual, neste ano foram criadas vagas em todos grandes setores e na grande maioria dos municípios fluminenses”, avalia o vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Conforme os últimos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, em agosto o saldo de empregos do estado do Rio foi de 22.960 novos postos de trabalho. Esse desempenho marca o sétimo resultado positivo consecutivo do mercado de trabalho fluminense e é consideravelmente superior ao saldo de 5.428 vagas registrado em agosto de 2020, início da retomada. O resultado é ainda o segundo melhor da série histórica do Novo Caged, iniciada em janeiro de 2020 - sendo superado somente pelo de novembro de 2020 (32.800 contratações).

Setorialmente, no mês de agosto, o maior destaque foi o setor de serviços (+ 13.008), que seguiu trajetória de contratações e ainda atingiu seu melhor desempenho desde que o Caged passou a ser divulgado com nova metodologia. O comércio (+ 5.567 contratações) e indústria e construção (+ 4.498) também seguiram contratando. A agropecuária apresentou saldo negativo de 113 vagas no mês.

No setor de serviços, os maiores volumes de contratações em agosto ocorreram nos grandes segmentos de restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+ 1.784) e limpeza em prédios e em domicílios (+ 1.328 contratações). No comércio, o destaque foi o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (+ 1.091). No setor industrial, a construção civil (+ 1.996) continuou se sobressaindo.

Na análise regional, o bom desempenho do mercado de trabalho seguiu disseminado pelo estado em agosto, com 72 dos 92 municípios fluminenses apresentando saldo positivo de contratações. A capital se destacou, respondendo por 15.322 das 22.960 vagas abertas no mês – esse resultado marca o melhor desempenho da capital fluminense desde novembro de 2020, puxado principalmente pela retomada do setor de serviços.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged. Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em outro painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através do link: https://bit.ly/2WunK6l .

 

LEIA MAIS

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Constatação é de pesquisa da Fecomércio. Índice se aproxima do patamar registrado em junho

Fenômeno conhecido por "The Great Resignation" (ou a grande renúncia) ocorre em momento de alta taxa de desemprego no Brasil, aponta levantamento

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego