A pandemia provocada pela covid-19 mudou hábitos de consumo em todos os continentes e no estado do Rio de Janeiro não foi diferente. Estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), com 962 consumidores do estado, comprova a transformação no comportamento dos consumidores fluminenses.
Para 54,8% da população, suas decisões de compra foram suspensas. Outros 17,6% revelaram que suas compras foram adiadas para o segundo semestre e, 11,1%, postergaram para o próximo mês.
A pesquisa também mostra que 72,1% se declaram favoráveis a determinação de afastamento social. Sobre quanto tempo acham que ainda vai durar a quarentena, 20,3% disseram acreditar que levará mais dois meses, 18,5% menos de um mês e, para 18,1%, vai passar de três meses; 17,2% mais um mês; 11% mais um mês e meio e 10,8% mais três meses.
Gastos na quarentena e mudanças de hábito
O quesito alimentação é o destino principal de consumo para 92,1% dos moradores do estado do Rio. Produtos de limpeza também figuram entre os itens mais adquiridos por 66% dos fluminenses. Outros tipos de produtos também foram lembrados como higiene pessoal (62,9%), farmacêuticos (39%) e pets (18,5%).
Entre as principais mudanças na rotina durante a pandemia, o levantamento comprovou que 78,8% evitam sair de casa; 74% evitam aglomerações; 72,8% lavam as mãos com frequência; 68,2% utilizam álcool em gel para higienização das mãos; 51% utilizam máscara de proteção; 38,5% não compartilham objetos pessoais; 37,6% trabalham de casa; e 34,4% utilizam com mais regularidade os serviços que oferecem delivery.
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