Levantamento mostra que 72,1% dos fluminenses aprovam quarentena

Pesquisa feita pelo IFec-RJ também mostrou que pandemia levou 54,8% dos consumidores a suspenderem decisões de compras
terça-feira, 28 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Consumidores de máscara em supermercado de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Consumidores de máscara em supermercado de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

A pandemia provocada pela covid-19 mudou hábitos de consumo em todos os continentes e no estado do Rio de Janeiro não foi diferente. Estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), com 962 consumidores do estado, comprova a transformação no comportamento dos consumidores fluminenses. 

Para 54,8% da população, suas decisões de compra foram suspensas. Outros 17,6% revelaram que suas compras foram adiadas para o segundo semestre e, 11,1%, postergaram para o próximo mês.

A pesquisa também mostra que 72,1% se declaram favoráveis a determinação de afastamento social. Sobre quanto tempo acham que ainda vai durar a quarentena, 20,3% disseram acreditar que levará mais dois meses, 18,5% menos de um mês e, para 18,1%, vai passar de três meses; 17,2% mais um mês; 11% mais um mês e meio e 10,8% mais três meses.

Gastos na quarentena e mudanças de hábito 

O quesito alimentação é o destino principal de consumo para 92,1% dos moradores do estado do Rio. Produtos de limpeza também figuram entre os itens mais adquiridos por 66% dos fluminenses. Outros tipos de produtos também foram lembrados como higiene pessoal (62,9%), farmacêuticos (39%) e pets (18,5%). 

Entre as principais mudanças na rotina durante a pandemia, o levantamento comprovou que 78,8% evitam sair de casa; 74% evitam aglomerações; 72,8% lavam as mãos com frequência; 68,2% utilizam álcool em gel para higienização das mãos; 51% utilizam máscara de proteção; 38,5% não compartilham objetos pessoais; 37,6% trabalham de casa; e 34,4% utilizam com mais regularidade os serviços que oferecem delivery.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra