Lagoinha: moradores relatam abandono e pedem solução para problemas

Lista de reivindicações é extensa e vai desde buracos com erosão em rua à falta de capina, limpeza, iluminação e manutenção de pracinha e parquinho
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Localizado a poucos minutos do centro de Nova Friburgo, o bairro Lagoinha sempre teve características que todo cidadão busca: tranquilidade, segurança, silêncio e muita natureza no entorno. No entanto, alguns moradores entraram em contato com A VOZ DA SERRA se queixando que a falta de atenção por parte do poder público está causando inúmeros transtornos e descaracterizando a localidade.

“Sou morador do Lagoinha há 54 anos e o bairro está abandonado de um jeito que eu nunca tinha visto. Parece que todas as nossas necessidades foram esquecidas pela prefeitura. Nem obras simples estão sendo feitas aqui, como a limpeza da ponte cheia de terra, um operação tapa buracos, capina. É um abandono total”, disse um dos moradores ouvidos, que preferiu não ser identificado.

A lista de problemas é extensa, mas boa parte se concentra na Rua Hormindo Silva, principal acesso ao bairro. Logo na chegada, próximo a antiga biquinha – que secou após a tragédia de 2011 -, a lateral da pista está cedendo e levou junto o parapeito que cercava o trecho que margeia o córrego. Quando chove isso se agrava. A força da água já destruiu até um muro de gabião que fazia a contenção do local. Também há água minando na rua, o que gera enormes poças (que se mantém até em dias de sol) e contribui para a deterioração do pavimento, que está repleto de buracos.

“As crianças acabam sendo submetidas a riscos, já que não há nenhuma estrutura para elas. O parquinho está em estado deplorável, caindo aos pedaços. Iluminação não tem. Isso sem falar no mato alto que toma conta das calçadas e obriga todo mundo a andar pelo meio da rua”, completou o morador.

A pracinha que fica ao lado da Escola Municipal Ana Barbosa Moreira também apresenta inúmeros problemas. Além da limpeza, que parece não estar sendo feita com frequência e deixa a desejar, o mato está alto, um dos bancos está quebrado e todas as luminárias estão quebradas e sem lâmpadas. Uma, inclusive, ameaça cair e está amarrada a uma pequena árvore. A única lixeira disponível no local também está quebrada e escorada em uma árvore.

O parquinho está em situação igual ou pior. Logo na entrada o portão está quebrado, solto, encostado na grade, um risco para as crianças que brincam ali. O mato alto também toma conta do local e a areia está com um aspecto sujo, necessitando ser substituída. Os brinquedos carecem de manutenção e pintura. Alguns, inclusive, estão enferrujados, o que também se torna um risco para os frequentadores do espaço.

“Antigamente o bairro era um ponto turístico da cidade. As charretes do Suspiro faziam o passeio até aqui no Lagoinha, mas era tudo limpo, arborizado e bem cuidado. Muito diferente do que estamos vendo hoje. De fato, estamos abandonados”, disse outra moradora que também não quis se identificar.

O que diz a prefeitura

Sobre os problemas relatados na reportagem, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “a Secretaria de Serviços Públicos já esteve no local e fez o levantamento das providências que precisam ser tomadas. Infelizmente foi constatado que faltam as luminárias, que serão repostas. A porta do parquinho será soldada. Provavelmente alguém deve ter se pendurado para que a solda se rompesse. Quanto a capina, está programada para a próxima semana. Já com relação aos demais serviços, está incluído no cronograma para ser avaliado na próxima segunda-feira, 2 de março, pela Secretaria de Obras.

 

  • A maioria das ruas está com a pavimentação bastante precária dificultando o tráfego. Neste techo, água de nascente deixa o piso sempre molhado

    A maioria das ruas está com a pavimentação bastante precária dificultando o tráfego. Neste techo, água de nascente deixa o piso sempre molhado

  • O mato alto é mais uma queixa dos moradores

    O mato alto é mais uma queixa dos moradores

  • O parquinho do bairro [e outrp retrato do abandono. Moradores denunciam o perigo que as crianças correm ao brincar ali. Grades e brinquedos precisam de reparos

    O parquinho do bairro [e outrp retrato do abandono. Moradores denunciam o perigo que as crianças correm ao brincar ali. Grades e brinquedos precisam de reparos

LEIA MAIS

Secretaria de Obras iniciou a reconstrução de parte da pista que cedeu e ainda fará o recapeamento asfáltico próximo a cabeceira da galeria de águas pluviais

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Lagoinha