Justiça feita: Frizão é absolvido pelo STJD, recupera pontos e jogará semifinal

Com nova perspectiva, Tricolor da Serra fura retranca e bate o Macaé; jogo decisivo ainda não tem data
terça-feira, 27 de julho de 2021
por Vinicius Gastin
Jogo com o Americano pela Taça Santos Dumont: duelo que gerou toda a polêmica e a batalha na Justiça
Jogo com o Americano pela Taça Santos Dumont: duelo que gerou toda a polêmica e a batalha na Justiça

O Friburguense não errou e parecia uma sentença clara até para quem é leigo no assunto. No entanto, após a vitória unânime em primeira instância, o pleno no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) entendeu que houve a escalação irregular do atacante João Manoel em quatro partidas da Taça Santos Dumont, o primeiro turno do Estadual da Série A2. O Tricolor, obviamente, recorreu. Nesse meio tempo houve até a final, vencida pelo Artsul contra o Americano, nos pênaltis, na semana passada. No entanto, o resultado não havia sido homologado por orientação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

E foi exatamente o STJD o responsável por fazer a justiça prevalecer. Em julgamento realizado na tarde da última quinta-feira, 22, o órgão absolveu o Friburguense da punição aplicada pelo Pleno do TJD-RJ. Com a nova decisão, o Frizão teve devolvidos os seis pontos na tabela de classificação e ganhou novamente o direito de disputar a semifinal do primeiro turno. A data e o horário do jogo contra o Audax, provavelmente em Resende, no Sul Fluminense, ainda será definida.

“Por unanimidade de votos, se conheceu do recurso, para no mérito dar-lhe provimento, devendo o DRT da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) revisar a data de publicação do Bira (Boletim Informativo de Registro de Atleta) do atleta para que conste que foi gerado em 2 de junho, devolvendo a equipe do recorrente os pontos obtidos em primeiro turno, bem como o direito de participar da partida da semifinal do primeiro turno do campeonato da Série A2 2021 e demais atos necessários para cumprimento da presente decisão", diz um trecho da decisão do STJD.

Em nota, a Fferj disse que vai cumprir a decisão e que remarcará as partidas, embora empregue algumas críticas em seu texto oficial. "A condição de jogo é a publicação no Boletim Informativo de Registro de Atleta na forma do Regulamento Geral das Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e o atleta nunca esteve em nenhum Bira antes do dia 22. A decisão, indiscutível, evidentemente será cumprida (não tem como ser diferente) mas, com todo respeito à corte, é inovadora, legislativa, confunde alhos com bugalhos, monstruosamente teratológica, afronta, ignora e pisoteia o RGC, sem piedade, e liquefaz a segurança jurídica do regulamento. As partidas serão remarcadas pelo Departamento de Competições", informa comunicado da Fferj.

Desta forma, o Friburguense passa a ter 11 pontos na classificação geral da Série A2, passando a ocupar a quinta posição e praticamente afastando as possibilidades matemáticas de uma luta contra o rebaixamento. Mais do que isso: além da Taça Corcovado, o Frizão volta a ter possibilidades também através do primeiro turno.

“Estávamos muito confiantes por tudo o que apresentamos de provas. O segundo julgamento nos deixou bem apreensivos, mas ainda bem que no STJD conseguiram entender e, com as nossas provas, viram que o Friburguense não tinha culpa de nada. É um caso complicado, e eu entendo perfeitamente a FFerj. Eles precisaram defender o processo de sistema deles. O fato é que nem a federação, nem o Friburguense e nem o Americano sabem explicar em qual momento o atleta saiu do Bira. Com certeza não foi antes do jogo do Duque de Caxias. O processo fez valer a justiça”, avalia o gerente de futebol do clube, José Eduardo Siqueira.

O julgamento

Os auditores do STJD analisaram a suposta irregularidade na utilização do atacante João – agora titular após a saída de Léo Reis - durante a competição. De acordo com a denúncia, o atleta não estava no Bira. A Federação, no entanto, informou que o jogador estava em situação regular de inscrição e que não tinha o nome disponível no Bira por um erro de sistema.

O autor da denúncia foi o Americano, que herdou a vaga na semifinal da Taça Santos Dumont após a punição aplicada pelo Pleno do TJD-RJ ao Friburguense. O relator do processo, Paulo Sérgio Feuz, deu provimento ao recurso do Friburguense. “Assim, acolho o pedido recursal para considerar regular a inscrição do atleta João Manoel Farias Silva desde 2 de junho de 2021 e, portanto, é medida imperativa absolver o recorrente da imputação do artigo 214 do CBJD e devolver os pontos retirados pela veneranda decisão do TJD-RJ, devendo a Fferj cumprir imediatamente a presente decisão. Cabe a Fferj a remarcação de partidas em datas que achar apropriada, para pronto restabelecimento dos direitos da recorrente junto ao primeiro turno do Campeonato Carioca - Série A2 2021."

O auditor teve o voto acompanhado pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, pelo vice-presidente do STJD do Futebol, Felipe Bevilacqua, e pelos auditores Mauro Marcelo de Lima e Silva, Sérgio Leal Martinez, Maurício Neves Fonseca e Ivo Amaral.

Com gols de Neto e Camilo, Frizão fura retranca e bate o Macaé

Não foi fácil furar a retranca do Macaé. João teve algumas oportunidades, mas o goleiro visitante apareceu bem. O Friburguense persistiu, martelou e acabou premiado com os gols de Neto e Camilo, ambos no segundo tempo. Suficiente para decretar a sólida vitória por 2 a 0 na tarde do último sábado, 24, no Eduardo Guinle. Três pontos importantes na briga pelas semifinais da Taça Corcovado. Com cinco no total, a equipe comandada por Cadão lidera o grupo A.

 O Tricolor da Serra volta a campo nesta quarta-feira 28, quando vai enfrentar o Sampaio Corrêa, pela quarta rodada do segundo turno. A partida acontece às 15h, no estádio Lourival Gomes.

A punição atribuída ao Friburguense, com a perda de pontos e do direito de jogar as semifinais do primeiro turno, naquele momento inicial, fez diferença no jogo contra o Artsul. Veio então o período inativo de incertezas, o empate com o Angra dos Reis e o jogo correto – até com merecimento de vitória – contra o América fora de casa. Recuperado o ritmo de partida, a pontuação e o direito de tentar ir à final da Taça Santos Dumont, após decisão definitiva do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Tricolor parecia ter se libertado de todas as “correntes” que poderiam o impedir de deslanchar de vez na Série A2.

Se a opção fora de casa foi povoar o meio campo com a entrada de Rodrigo, contra o Macaé o técnico Cadão voltou a escalar dois atacantes de ofício. A escolha por Lucas premiou um jogador que, quase sempre quando acionado para vir do banco de reservas, consegue responder bem. Vontade a ele não faltou, desde o primeiro minuto. Seja para voltar na marcação pelo lado esquerdo de defesa ou para construir. A primeira chegada aconteceu pelo alto, após cobrança de escanteio e desvio do João, no centro da meta. Lance parecido aconteceu aos dez minutos, desta vez após falta cobrada por Ricardo.

Vale dizer que as oportunidades surgiam a partir da recuperação da posse de bola ainda no campo de ataque. A pressão na saída macaense surtia efeito, e desta forma, o controle das ações era do Friburguense. Ricardinho e Luiz Felipe encontravam espaços entre as linhas da equipe visitante, e faltava apenas encaixar o passe final para abrir o placar.

O Frizão tentou de longe com Luiz Felipe e Neto, mas sem direção. A melhor chance, diante de um fechado Macaé, surgiu aos 33 minutos, num rápido contra golpe pela esquerda. Ricardo recebeu em velocidade, foi ao fundo e rolou para João. De primeira, o centroavante jogou por cima do gol.

O Friburguense voltou do intervalo pressionando, investindo novamente pelo lado direito e desperdiçando chances. Aos cinco minutos, Léo Assis acionou Murillo, que levantou à meia altura. João até conseguiu antecipar ao zagueiro, mas o desvio não foi o suficiente para balançar as redes. Pelo alto, aos 12 minutos, Cristopher subiu mais que a marcação e testou para a boa defesa de Germano no canto.

O Macaé buscava responder nos contra ataques, mas quase sempre chegava com pouca gente, e quase não ameaçava. Ao contrário do Tricolor que, aos 18 minutos, chegou rápido pela esquerda com Ricardinho. O cruzamento por baixo foi perfeito, João desviou com direção e Germano fez milagre. Luiz Felipe tentou aproveitar o rebote, mas carimbou a zaga. Após a cobrança do escanteio e a sequência do lance, o goleiro visitante fez nova grande defesa do goleiro macaense, em mais um duelo com João.

Este seria o último embate entre eles. João deu lugar a Camilo, enquanto Assis deixou o campo para a entrada de Rodriguinho. Flavinho foi a nova tentativa de Cadão aos 26 minutos. A persistência deu resultado aos 27: após cobrança de escanteio e bate rebate, Neto pegou o rebote, bateu firme e estufou as redes. O Macaé se abriu um pouco mais e até finalizou algumas vezes, mas a bola alta voltou a fazer a diferença a favor do Frizão: aos 37, Camilo se antecipou a marcação e escorou de cabeça para marcar o segundo, definindo o placar em Nova Friburgo.

Ficha Técnica

Friburguense 2 x 0 Macaé

Campeonato Carioca Série A2 2021

Taça Corcovado – 2º Turno

3ª rodada

24/07/2021 - 15h

Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ

Árbitro: Fábio Peixoto Shuch

Assistentes: Renato da Silva e Richardson Santos

 

Friburguense: Afonso; Murillo, Jhonata, Cristopher e Neto; Luiz Felipe (Flavinho), Damião, Ricardinho e Léo Assis (Rodriguinho); Lucas e João (Camilo).

Técnico: Cadão

 

Macaé: Germano, Cássio, Fugão, Cirio e Fabinho; Kauer, Yago Neto, Cabral e Marquinho; Luan e Marcelinho.

Técnico: Luciano Lamoglia

 

Taça Corcovado – Tabela do Frizão

  • Friburguense 1 x 1 Angra dos Reis, Eduardo Guinle
  • América 0 x 0 Friburguense, Giulite Coutinho
  • Friburguense 2 x 0 Macaé, Eduardo Guinle
  • 28/jul - Qua - 15h - Sampaio Corrêa x Friburguense, Lourival Gomes
  • 31/jul - Sáb - 15h - Friburguense x Audax, Eduardo Guinle
  • 07/ago - Sáb - 15h - Maricá x Friburguense, Alzirão

 

Resultados

3ª rodada da Taça Corcovado

 

  • Cabofriense 1 x 1 Sampaio Corrêa, Correão
  • Duque de Caxias 0 x 1 Audax Rio, Marrentão
  • Gonçalense 0 x 0 Maricá, Alzirão
  • Artsul 1 x 0 Angra dos Reis, Nivaldo Pereira
  • Americano 0 x 1 América, Antônio Medeiros
  • Friburguense 2 x 0 Macaé, Eduardo Guinle

 

Classificação

Grupo A

  • 1º – Friburguense, 5 pts
  • 2º – Artsul, 4 pts
  • 3º – Gonçalense, 4 pts
  • 4º – Cabofriense, 2 pts
  • 5º – Duque de Caxias, 1 pt
  • 6º - Americano, 1 pt

 

Grupo B

  • 1º – Audax, 9 pts
  • 2º – Maricá, 5 pts
  • 3º – América, 5 pts
  • 4º – Sampaio Corrêa, 4 pts
  • 5º – Macaé, 4 pts
  • 6º - Angra dos Reis, 2 pts

 

4ª rodada

Quarta-feira, 28, às 15h

  • Audax Rio x Cabofriense, Trabalhador
  • Maricá x Duque de Caxias, Alzirão
  • Angra dos Reis x Gonçalense, Jair Toscano
  • América x Artsul, Giulite Coutinho
  • Macaé x Americano, Antônio Medeiros
  • Sampaio Corrêa x Friburguense, Lourival Gomes

 

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol