Justiça Federal suspende campanha de Bolsonaro contra isolamento social

MPF entrou com ação contra publicidade, contratada de urgência, para desmobilizar a quarentena. Cabe recurso
sábado, 28 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O pronunciamento em que Bolsonaro defendeu o fim da quarentena
O pronunciamento em que Bolsonaro defendeu o fim da quarentena

A juíza Laura Bastos Carvalho, da Justiça Federal do Rio, concedeu na manhã deste sábado, 28, liminar suspendendo a campanha do governo Bolsonaro contra o isolamento social que as autoridades de saúde defendem para frear o coronavírus. 

A liminar, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, determina  a União "se abstenha de veicular, por rádio, televisão, jornais, revistas, sites ou qualquer outro meio, físico ou digital, peças publicitárias relativas à campanha "O Brasil não pode parar"".

O pedido foi feito pelo MPF do Rio na noite de sexta. Caso descumpra a ordem, foi estimada multa de R$ 100 mil por infração. Cabe, no entanto, recurso.


O pedido foi apresentado pelo MPF depois que o governo federal contratou, em caráter de urgência, e sem licitação, uma agência publicitária para incentivar a população a ignorar as recomendações de isolamento social como forma de combater o coronavírus. A divulgação das peças publicitárias estava prevista para começar neste sábado. A campanha foi estimada em R$ 4,8 milhões.

Outro pedido aceito na liminar obriga que a União não faça nenhuma outra campanha que "sugira à população brasileira comportamentos que não estejam estritamente embasados em diretrizes técnicas, emitidas pelo Ministério da Saúde, com fundamento em documentos públicos, de entidades científicas de notório reconhecimento".

O ação do MPF foi assinado por 12 procuradores da República. O caso corre na 10ª Vara Federal do Rio.


O MPF cita que "desde a emergência da crise sanitária decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus, o presidente Jair Messias Bolsonaro tem sistematicamente negado a gravidade da Covid-1910, a despeito dos conhecimentos científicos até agora angariados sobre o vírus e o estado de pandemia mundial".

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra