Julho verde: um mês de alerta sobre a prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Lema proposto este ano é “Seu corpo é a sua vida. Não o destrua”
quarta-feira, 22 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Julho verde: um mês de alerta sobre a prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

A data de 27 de julho foi instituída como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço durante um congresso realizado pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço. No Brasil, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e seus parceiros promovem ações durante todo o mês a fim de disseminar informações sobre esses tumores, sendo a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço conhecida como movimento Julho Verde.

O termo câncer de cabeça e pescoço é uma denominação genérica para tumores que se originam nessas regiões (aéreo-digestivas), como boca, língua, gengivas, bochechas, tonsilas palatinas (amígdalas), faringe, laringe e seios paranasais. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) são esperados 31.120 novos casos de câncer de cabeça e pescoço ainda este ano. Nas mulheres, o câncer de tireoide deve registrar 12 mil novos casos. E nos homens, serão cerca de 11 mil novos casos de câncer de boca e cerca de 6,5 mil novos casos na laringe.

O lema do movimento este ano é “Seu corpo é a sua vida. Não o destrua”. Um convite a cuidar e atentar-se aos principais fatores de risco: exposição ao sol, tabagismo, alcoolismo, sexo oral sem proteção e infecção por HPV. É necessário estar sempre alerta, pois o câncer pode “estar na cara”, mas não ser percebido. Lembrando desse trocadilho, é preciso atenção aos principais sinais e sintomas para identificação do câncer de cabeça e pescoço: feridas ou aftas na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, dificuldade ou dor para engolir, rouquidão por mais de 15 dias, pintas ou manchas com mudanças de tamanho, cor ou superfície em região de cabeça e pescoço, caroços ou ínguas também nesta região, além de sangramento pela boca ou nariz sem causa aparente.

É de suma importância estar sempre atento aos sinais e sintomas, mas também é essencial se preocupar com a prevenção. O câncer de cabeça e pescoço pode ser evitado adotando práticas mais saudáveis e preventivas, como: buscar ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas diariamente e fumo. Por isso, é necessário estar sempre atento à higienização e saúde bucal, utilizando próteses bem ajustadas e consultando-se com dentista regularmente, além de usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral, proteção solar como boné, chapéu e protetor solar, evitando a exposição prolongada ao sol.

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para verificar a segurança da alimentação, estando presente em três fases distintas do tratamento do câncer de cabeça e pescoço. O primeiro momento refere-se ao atendimento pré-operatório, quando o fonoaudiólogo fornece informações sobre as dificuldades de fala, voz e alimentação que podem decorrer do tratamento e sobre o processo de reabilitação. O segundo momento ocorre no pós-operatório, quando o fonoaudiólogo reforça as informações fornecidas no período pré-cirúrgico, tranquilizando o paciente quanto às dificuldades de comunicação, chamando a atenção para os aspectos que são provisórios e reforçando a ajuda que pode-se dar a ele para as mudanças definitivas.

O terceiro momento da atuação é composto pela reabilitação fonoaudiológica (avaliação e fonoterapia), geralmente iniciada após a segunda semana de pós-operatório, quando a cicatrização já está completa ou, então, após a alta hospitalar com o encaminhamento médico.

A Liga Acadêmica de Fononcologia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), vem disseminando essa campanha há três anos. Mais informações sobre o Julho Verde, pode entrar em contato pelo perfil do Instagram @liafoncouff ou pelo Facebook.

(Reportagem da estagiária Vitória Nogueira com a supervisão de Henrique Amorim)

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde