Isolamento social se modifica por diferentes bairros, observa defensora pública

Em localidades mais afastadas do Centro, maus exemplos como aglomerações e falta de máscaras são encontrados nas ruas
terça-feira, 26 de maio de 2020
por Guilherme Alt ([email protected])

Numa transmissão ao vivo pelas redes sociais na última sexta-feira, 21, o prefeito Renato Bravo sinalizou que poderia ceder às sugestões de flexibilização elaboradas por empreendedores e profissionais liberais locais e começar a afrouxar as medidas de restrição no município, embora sejam ainda recomendadas pelos órgãos de saúde.

A flexibilização discutida atualmente em vários municípios, inclusive capitais, divide opiniões num momento crítico para o município que, desde que registrou o primeiro caso, só viu aumentar o número de infectados e óbitos por coronavírus. Nesta segunda-feira, 25, segundo o último boletim, Nova Friburgo já soma 190 casos confirmados da doença e 18 mortos.  

Na última semana, a defensora pública em Nova Friburgo Larissa Davidovich, após o encontro com empresários, afirmou que comportamento da população friburguense, não é considerado o ideal. “No Centro, as pessoas utilizam as máscaras de proteção e observa-se uma preocupação com distanciamento correto. Ao pegarmos a reta de Conselheiro Paulino (Avenida Roberto Silveira), por exemplo, o comportamento se modifica, com mais pessoas se descuidando dessas medidas protetivas e não há como fiscalizar isso. Em Riograndina, flagramos a maior parte das pessoas sem máscara, as poucas que tinham o equipamento, as utilizavam no pescoço, ou seja, de forma inadequada”, observou a defensora.

No distrito de Campo do Coelho, nos bairros Alto de Olaria, Alto do Floresta e  Conquista, entre outros, leitores confirmaram à reportagem as impressões da Defensoria de que alguns moradores têm se preocupado com a segurança e o distanciamento.

A VOZ DA SERRA também esteve nos bairros Cascatinha, Cônego e Olaria para observar o comportamento dos moradores. No Cônego e Cascatinha, apesar do movimento na manhã deesta segunda estar muito reduzido, a maior parte das pessoas que saíram de suas casas ou estavam trabalhando utilizavam máscaras e respeitavam o distanciamento de quase dois metros.

Em Olaria, bairro mais populoso da cidade, muitas pessoas estavam sem máscaras. Algumas delas chegaram a levar as mãos ao rosto após encostar em superfícies compartilhadas. Na Caixa, a fila externa da agência estava pequena e respeitava o distanciamento recomendado, já no Banco Itaú, a fila que estava um pouco maior, as pessoas estavam bem mais próximas, algumas sem a devida proteção.

 

LEIA MAIS

Governo cria auxílio-transporte, alimentação e hospedagem para pacientes de radioterapia

Com prazos descumpridos, usuários reclamam de espaço improvisado "apertado e sem condições"; Prefeitura alega paralisação para ajustes e promete obra em "fase de acabamento".

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 20, um balanço do Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado, 18,

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra