A Secretaria Municipal de Fazenda de Nova Friburgo já está disponibilizando aos contribuintes, para impressão, as guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e também do Foro. Quem optar por imprimir o imposto em casa já pode fazê-lo desde o último sábado, 15. Basta acessar o site da prefeitura: www.novafriburgo.rj.gov.br. Já os contribuintes que não têm acesso a internet, podem retirar as guias na prefeitura (setor de dívida ativa da Secretaria de Fazenda), Sala do Empreendedor, localizada também na prefeitura; Ouvidoria, na antiga Rodoviária Leopoldina; e nas subprefeituras de Olaria, Conselheiro Paulino, Lumiar e Campo do Coelho, de segunda a sexta-feira.
Para o atendimento presencial na Secretaria de Fazenda, será realizado, nesse período inicial, um mutirão com toda a equipe para entrega das guias do IPTU. O tributo pode ser pago através de cota única, com desconto de 10%, para os contribuintes em dia até 2024, ou 2% para os inadimplentes, ou em dez parcelas, com vencimento da primeira parcela no dia 10 de março e as demais no dia 10 de cada mês, até dezembro.
Foro
Os proprietários de imóveis de alguns bairros de Nova Friburgo também têm que pagar o foro. A cobrança é anual e carateriza-se por um percentual pago pelo domínio de um bem situado em espaço pertencente à União. Segundo o artigo 101, do decreto 9.760, de 1946, “os terrenos aforados pela União devem pagar 0,6% do valor do respectivo domínio pleno, que deve ser anualmente corrigido”. Em Nova Friburgo as localidades foreiras são: Braunes, Catarcione (parte), Centro, Chácara do Paraíso (parte), Cônego (parte), Cordoeira, Córrego Dantas (parte), Granja Spinelli, Lagoinha, Duas Pedras (parte), Olaria (parte), Paissandu, Parque São Clemente, Perissê, Sans Souci, Santa Elisa (parte), Tingly, Vale dos Pinheiros e Vila Amélia.
O Foro 2025 também está disponível no site da prefeitura ou nos mesmos postos de geração do IPTU, em cota única com vencimento em 10 de março para pagamento com desconto ou 10 de dezembro para pagamento sem desconto. O IPTU 2025 teve reajuste médio de 4,7%.
Taxa de lixo
Junto com o IPTU, os contribuintes friburguenses pagarão, no mesmo boleto, a Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD). A partir deste ano, essa taxa passará a ser cobrada também dos imóveis rurais com vencimentos de abril a dezembro, também em todo dia 10, de abril a dezembro, e pagamento em guia individual.
Deixe o seu comentário