Inscrições abertas para professor articulador da Educação Especial

Os interessados deverão procurar as escolas e os coordenadores da Regional de Gestão de Pessoas
segunda-feira, 26 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ) está inscrevendo candidatos para a função de professor articulador da Educação Especial. Os selecionados irão atuar em pelo menos 1.233 escolas da rede, no Grande Rio e interior. O processo de alocação tem o objetivo de garantir um sistema educacional inclusivo, proporcionar oportunidades e trazer autonomia aos estudantes. Os interessados deverão procurar os diretores das escolas e os coordenadores da Regional de Gestão de Pessoas, que os encaminharão à Inspeção Escolar para análise de documentos e, posteriormente, habilitação ao cargo. 

O profissional que deseja se tornar um professor articulador da Educação Especial deverá cumprir, nas escolas, um turno único, no total de 30 horas de regência, para auxiliar os cinco alunos com necessidades especiais de acompanhamento que serão assistidos por ele. Ao exercer esta função, o professor terá ampliação da jornada de trabalho, por meio da GLP, completando, assim, a carga horária da sua matrícula. 

Pré-requisitos para adesão

  • Professores Docentes I de qualquer disciplina, desde que não haja carência na escola em que estiver lotado;
  • Professores Docentes II;
  • Professores Assistentes de Administração Educacional I;
  • Professores Assistentes de Administração Educacional II.

É obrigatório que os candidatos tenham a qualificação em Educação Especial, curso este também ofertado pela Seeduc, com o total de carga horária mínima de 120 horas. O curso está disponível no site  www.ead.educacao.rj.gov.br, para quem desejar se especializar.

Daniel Bove, superintendente de Educação Especial da Seeduc, destaca que a medida foi desenvolvida visando o processo de inclusão: “Esses profissionais chegam aos quadros funcionais da secretaria para mediar e desenvolver o processo de ensino e aprendizado da Educação Especial. Precisamos garantir o direito aos nossos alunos, e contamos com o nosso professor para liderar essa iniciativa e a verdadeira mudança”,   afirmou o superintendente.

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