Início do outono, nesta sexta, pode acelerar coronavírus

Especialistas temem explosão de casos nos próximos 15 dias, já que problemas respiratórios costumam aumentar em tempo mais frio
segunda-feira, 16 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Passageiros com máscaras no Aeroporto de Guarulhos (Foto: AP)
Passageiros com máscaras no Aeroporto de Guarulhos (Foto: AP)

O número de casos de coronavírus no Brasil, que acaba de bater o patamar de 200, deve explodir nos próximos 15 dias com o início do outono nesta sexta-feira, 20, preveem infectologistas, hospitais e o próprio Ministério da Saúde.

Segundo o site "Huffington Post", o outono deve intensificar a progressão geométrica da doença, uma vez que nesta estação, normalmente mais fria, tradicionalmente  aumentam as doenças respiratórias. 

“A gente espera um aumento de casos no Brasil, nas próximas duas a três semanas, mas a velocidade com que isso vai acontecer, nós não sabemos. Ainda estamos em fase de aprendizagem”, disse ao HP a médica infectologista Nancy Bellei, professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O cenário mais pessimista, projetado pelo infectologista David Uip, responsável pelo Centro de Contingência para o Coronavírus de SP, indica que 10% dos paulistas serão infectados — ou seja, quase 4,6 milhões de pessoas somente no estado.

Em análise publicada pela Folha de S.Paulo, o Instituto Pensi, centro de pesquisa clínica em pediatria do Hospital Infantil Sabará, aponta que, a partir do momento em que o Brasil confirma 50 casos da doença covid-19, o País pode chegar a mais de 4.000 casos em 15 dias e a cerca de 30 mil em 21 dias. O 50º caso foi registrado na última quarta-feira, 11.

O coordenador de vigilância em saúde e laboratórios de referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, estima que a intensificação da doença no País ocorra mesmo a partir de abril.

“Todos os anos, é esse o mês em que as infecções respiratórias começam a se tornar mais comuns. É claro que estamos lidando com um vírus novo, que provoca enfermidades similares a de outros vírus, mas que ainda está rodeado de incertezas sobre o seu comportamento”, analisa.

O outono começa oficialmente à 0h50 de 20 de março e se estende até as 18h44 de 20 de junho. O Climatempo prevê para o Sudeste "chuva parando, ar secando e  a chegada das primeiras massas ar bastante frias".

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra