A indústria continua liderando o processo de recuperação econômica de Nova Friburgo e, consequentemente, do Centro-Norte Fluminense. Em junho, o setor industrial abriu 147 vagas de trabalho, sendo 105 somente em Nova Friburgo. Com isso, a região tem saldo acumulado de 1.478 empregos formais no setor, sendo Nova Friburgo responsável por 74% deles (+1.090 vagas). A análise feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a partir da plataforma Retratos Regionais, mostra ainda que no estado do Rio, o saldo foi de 15.962 contratações entre janeiro e junho de 2021.
Em junho, todas as regiões e 63 dos 92 municípios do estado apresentaram saldo positivo de contratações. No acumulado do ano, 70 municípios registraram saldo positivo, com destaque para a capital (+ 4.014), Macaé (+ 3.250), Niterói (+ 1.289), Nova Friburgo (+1.090), Volta Redonda (+ 1.019) e Campos dos Goytacazes (+ 1.005), com mais de mil novas vagas.
“Mais uma vez a nossa indústria demonstra a força e a resiliência já conhecida de outros tempos. As contratações mostram que há uma retomada, mas ainda assim, há falta de matéria-prima em alguns setores e insumos com preços altos. Os resultados demonstram um crescimento, mas ainda não podemos deixar a euforia nos cegar, já que é preciso avançar na vacinação e na aprovação das reformas pelo Governo Federal”, enfatiza Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte.
Entre os segmentos industriais, o destaque em junho foi a confecção de artigos do vestuário (+ 91) seguindo pela construção civil (+ 20), fabricação de produtos de borracha e material plástico (+ 14) e fabricação de produtos de metal (+13). No acumulado entre janeiro e junho deste ano, as empresas de confecção (+ 961) seguem destaque absoluto em contratações.
Em relação aos municípios, Nova Friburgo centralizou a maior parte das vagas com Carmo (+ 20) e Bom Jardim (+ 14) em sequência. Sumidouro (- 1) e Cordeiro (- 6) foram as únicas cidades com saldo negativo. Considerando todos os setores econômicos, o Centro-Norte abriu 336 novos postos de trabalho em junho. Além da indústria, os setores de comércio (+ 122), serviços (+ 63) e agropecuária (+ 4) também registraram saldo positivo. No acumulado dos últimos seis meses, serviços e comércio criaram 621 e 426 vagas, respectivamente. A agropecuária continua com menos sete vagas.
Plataforma Retratos Regionais
A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. No painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.
Deixe o seu comentário