Incêndio no Pico do Caledônia consome mais de 470 mil metros quadrados de mata

Combate mobilizou um helicóptero do Corpo dos Bombeiros. Em outra ocorrência, grupo de trilheiros perdidos foi resgatado
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O helicóptero joga água no foco de incêndio (Fotos de divulgação do 6 GBM)
O helicóptero joga água no foco de incêndio (Fotos de divulgação do 6 GBM)

O 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Nova Friburgo trabalhou intensamente no último fim de semana, sobretudo no domingo, 16, no combate a focos de incêndio em vegetação em diversos pontos da cidade. O maior deles consumiu uma mata nos arredores do Pico do Caledônia. Como o local era de difícil acesso, foi preciso o auxílio do helicóptero da corporação para apagar as chamas.

Segundo o comandante do 6º GBM, tenente-coronel Thiago Nunes Alecrim, foram mais de 470 mil metros quadrados de mata atingida pelo fogo – o equivalente a 65 campos de futebol: “Todos os incêndios florestais, até o momento, estão controlados. Também estamos com a aeronave a disposição para qualquer intervenção”, afirmou o comandante do 6º GBM.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Alecrim, o último domingo foi o dia que mais deu trabalho à corporação. Como foram registrados diversos focos de incêndio espalhados pela cidade, foi preciso dividir os bombeiros em diversas equipes. No combate às chamas na mata próxima ao Pico do Caledônia, seis bombeiros atuaram em solo, além de quatro na aeronave. Três guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também auxiliaram na operação.

Resgate em trilha

No sábado, 15, o 6º GBM recebeu por volta das 15h45 um chamado de cinco pessoas que foram realizar uma caminhada na Pedra da Catarina, no bairro Vale dos Pinheiros, mas não conseguiram encontrar o caminho de volta. O grupo era composto por cinco pessoas, sendo duas mulheres e três homens. Destes, três eram da mesma família - um deles um adolescente de 12 anos.

Os bombeiros solicitaram ao grupo que fosse para um local mais aberto, de modo que facilitasse a visualização pela aeronave. Após o pouso do helicóptero, um bombeiro fez a avaliação inicial e constatou que todos estavam bem, apenas receosos de que não conseguiriam voltar antes do entardecer. Eles foram resgatados e levados até o estádio Eduardo Guinle, em Olaria, onde foram novamente avaliados e liberados. 

 

LEIA MAIS

Bloqueio atmosférico vem impedindo a chegada de massas de ar polar, que ficam restritas ao Sul do Brasil

Não há previsão de chuva tão cedo: assim como o ar, a vegetação está extremamente seca

Do total, sobreviventes de incêndio participaram por fotos e 4 já têm interessados, mas faltam outros 19

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: fogo