A importância dos avós para o desenvolvimento das crianças

sexta-feira, 23 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A importância dos avós para o desenvolvimento das crianças

Levando em consideração todos os benefícios que eles podem proporcionar a seus netos, ser avó e avô é realmente como amar o filho pela segunda vez - é ter uma segunda oportunidade de participar na criação de crianças na família, mas, desta vez, de forma mais leve. Os pais devem incentivar ao máximo o contato e o vínculo entre seus filhos e os avós. Para os que moram longe, vale tentar fazer mais visitas ou videochamadas, e para os que moram perto, é importante sempre proporcionar encontros entre avós e netos, atualmente com todos os cuidados devido a pandemia. Confira alguns aspectos que comprovam a importância dos avós para o desenvolvimento das crianças: 

Alívio na rotina intensa dos pais

Hoje, mais do que nunca, os pais modernos têm rotinas cheias de trabalho e muitas vezes estão ausentes. Dessa forma, é normal surgir a necessidade de contar com ajuda dos avós para tomar conta das crianças. A aproximação contribui para que a relação entre eles se estreite. Seja no incentivo, na alimentação saudável, nas brincadeiras, nos passeios, no caminho até a escola etc, os avós são uma companhia essencial para que os pequenos se sintam amparados enquanto os pais estão fora. 

Árvore genealógica

 A importância dos avós para o desenvolvimento das crianças também está na compreensão da estrutura familiar. Os avós ajudam os netos a entender e interpretar a história da família. São eles que contam quem foram os avós dos avós, o que faziam, de onde vieram, assim por diante.

Mentoria

A importância dos avós para o desenvolvimento das crianças também está em ensinar e transmitir habilidades práticas e de conhecimento de vida. Os avós se esforçam para estimular e somar valores à personalidade enquanto as crianças estão descobrindo o mundo. Outro benefício entre os mais relevantes é a passagem de ensinamentos. Cozinhar, costurar, ler, escrever, fazer lição escolar… tudo isso recebe influência direta dos avós.

Apoio emocional

Os avós também oferecem conforto, encorajamento e conselhos para os seus netinhos. Principalmente durante o crescimento e a adolescência, é normal haver conflitos normais da convivência com os pais. Dessa forma, os avós podem servir como intercessores em várias fases de mudanças e instabilidades entre pais e filhos.

Recreação

A importância dos avós para o desenvolvimento das crianças também está em organizar, facilitar e participar de atividades de lazer com os netos. É na casa do vovô e da vovó que ocorrem festas, confraternizações e outros momentos em família que irão ilustrar para sempre as memórias da criança.

Sustentabilidade financeira

Em geral, avós são pessoas que já construíram uma vida sólida e saudável financeiramente. Dessa forma, eles também têm papel na educação financeira dos pequenos, ensinando a importância de uma boa profissão, de economia, combate ao desperdício, entre outras dicas. Em suma, os avós ajudam os netos a se tornarem financeiramente autossuficientes na idade adulta.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: