Inicialmente, o Hospital de Campanha, que o governo do Estado do Rio começou a construir no início de abril, no ginásio esportivo Frederico Sichel, do Sesi, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, tinha a previsão para ser inaugurado no final de abril. Depois, o próprio governo do estado informou que a as atividades iriam começar no começo de maio. A informação mais recente do estado é que a unidade comece a operar ainda na primeira quinzena deste mês.
A montagem da estrutura já foi concluída no campo de futebol, ao lado do ginásio esportivo. A unidade vai contar com 100 leitos, sendo 20 de UTI, todos com respiradores, mas até agora nenhum equipamento chegou. A unidade está localizada a margem de uma rodovia estadual, a RJ-116 facilitando o acesso de pacientes de cidades vizinhas do Centro-Norte do Estado, como Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Macuco, Carmo e Sumidouro.
A Secretaria estadual de Saúde informou que o planejamento dos hospitais de campanha foi baseado em uma análise técnica, além da viabilidade de localização, e que os pacientes serão encaminhados para essas unidades através de uma Central Estadual de Regulação, ou seja, pacientes com suspeita não deverão se dirigir ao hospital de campanha. A unidade só irá receber pacientes graves oriundos de outras unidades de pronto atendimento da rede pública de saúde
Além de Nova Friburgo, os municípios de Casimiro de Abreu e Campos dos Goytacazes também deverão contar com hospitais de campanha para atender exclusivamente a pacientes com coronavírus. A abertura dessas unidades é ansiosamente aguardada pela população, autoridades e também para setores da economia, já que o Governo do Estado cogita a possibilidade de flexibilizar a quarentena em alguns setores a partir da abertura desses hospitais.
A VOZ DA SERRA tentou contato nesta segunda-feira, 4, com o Governo do Estado do Rio para saber se esses equipamentos que ainda não chegaram ao Hospital de Campanha de Nova Friburgo já foram adquiridos, principalmente os respiradores, e prazos para entrega, mas não obteve retorno.
Deixe o seu comentário