Homenagem à Maria Clara Machado

Autora é dona de uma obra vasta e variada intimamente ligada à trajetória do Tablado
sábado, 10 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Acervo O Tablado)
(Foto: Acervo O Tablado)

Nascida há 100 anos, ela é lembrada pela genialidade e originalidade de valorizar a inteligência das crianças e devolver a infância — nem que seja numa breve sessão de teatro — a quem vive a rotina menos mágica de ser adulto.

A obra de Maria Clara Machado está intimamente ligada à trajetória do Tablado. Para o grupo amador, fundado em 1951, a autora desenvolveu uma dramaturgia própria e pioneira, que revela sua importante contribuição na série de transformações e inovações introduzidas no teatro para crianças, a partir de 1950, em sintonia com as mudanças pela qual passava a atividade teatral no Brasil.

Irreverente, estusiasmada e engraçada, ela inventou fantasma com medo de gente, bruxinha boa, dragão verde, cavalinho azul, menina que se deixava levar pelo vento... Estes são apenas alguns exemplos da imensa capacidade criativa da autora de imaginar e materializar personagens que hipnotizam crianças e adultos, tão logo a cortina se abre e o palco se ilumina. 

"A gente também educa quando faz teatro infantil", disse Maria Clara, em entrevista à TV Brasil, em 1977.  Ela escreveu 12 livros, 29 peças infantis e cinco espetáculos para adultos. Dona de uma obra vasta e variada, a autora se tornou o principal nome brasileiro ligado à dramaturgia para crianças. Ao longo de sete décadas, o Tablado formou mais de 5 mil novos atores. Segundo seus parceiros mais próximos, sua criatividade vinha de uma disciplina infalível, que incluía trabalhar incansavelmente, o dia inteiro.

Para a sobrinha e “herdeira” Cacá Mourthé, atual diretora do Tablado, a inspiração da tia tinha como origem o ambiente cultural promovido pelo avô, o escritor Aníbal Machado, que estimulou de forma decisiva a formação artística e cultural da filha. 

"O sonho dela não era casar ou ter filhos. Ela queria criar, escrever, ajudar os que precisavam e se sentir livre”, revelou Cacá.

Então, aproveitem a companhia de Maria Clara e seus personagens, boa leitura e bom fim de semana!

Ana Borges

(Fonte: Agência Brasil)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: