Heróis da saúde: enfrentando a guerra contra o coronavírus na linha de frente

Profissionais serão para sempre lembrados na História, por seu trabalho essencial nesses tempos de pandemia
sexta-feira, 01 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários nesse trabalho
Equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários nesse trabalho

Na linha de frente do combate, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, assistente sociais, farmacêuticos, atendentes, encarregados da limpeza e demais funcionários de hospitais e centros recém montados para atender a população, lutam diariamente e incessantemente contra a pandemia do novo coronavírus. 

Os aplausos chegam de todos os cantos do país e também por vídeos nas redes sociais, os agradecimentos se multiplicam. Durante plantões, emergências e crises, eles colocam em prática o conhecimento para salvar vidas, o cuidado contra o sofrimento, a técnica a serviço da informação e o trabalho para impedir o avanço de um inimigo invisível.

No último domingo, 26, completaram-se dois meses do primeiro diagnóstico de coronavírus no Brasil. De acordo com relato disponibilizado no site oficial do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na última segunda-feira, 27, já foram registrados, até o momento, 49 óbitos de profissionais de enfermagem associados à Covid-19. Segundo o presidente do Conselho, Manoel Neri, a maior preocupação da classe é garantir a segurança do profissional e da população. 

Com os hospitais pressionados pelo aumento no número de casos, crescem também as baixas entre os profissionais de saúde que estão em combate contra a pandemia. Milhares já foram afastados porque foram contaminados ou estão sem condições psicológicas de trabalhar.

O que aprendemos vai além das descobertas científicas. Em tempos de pandemia, o ponto ressaltado constantemente pelos médicos e demais profissionais da saúde foi a solidariedade desenvolvida no país. A produção e doação de máscaras caseiras em diversos estados e municípios, o auxílio oferecido aos vizinhos que são do grupo de risco e o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade tem sido visto nos últimos dois meses. 

No último dia 12 de abril, Domingo de Páscoa, em homenagem aos milhares de profissionais na luta, o Cristo Redentor se vestiu de jaleco e mostrou imagens de médicos. A Associação Médica Brasileira (AMB), agradeceu a campanha em seu site oficial e reforçou a importância de médicos e demais profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus, que atuam bravamente em prol da população brasileira.

Campanha para o isolamento social

Um caso que ganhou muita visibilidade online foi o da técnica de enfermagem Adelita Ribeiro, de 38 anos. Antes de ser acometida pela Covid-19, ela chegou a participar de uma campanha que pede o isolamento social. No dia 20 de março a técnica atualizou sua foto no Facebook e colocou uma moldura com a hashtag #FiqueEmCasa. 

Adelita também tirou uma foto com colegas de trabalho na qual cada pessoa segurava uma placa com uma palavra que, juntas, formavam a frase: "Estamos aqui por você, fique em casa por nós". A foto viralizou nas redes sociais, causando muita comoção entre os brasileiros. Responsável por coletar exames laboratoriais em cinco unidades públicas de saúde em Goiânia, Adelita, foi contaminada pelo coronavírus e morreu no dia 4 de abril. 

Em 2020, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho irá homenagear aqueles que estão na linha de frente contra a pandemia. Celebrado na última terça-feira, 28, o dia também marca a luta por justiça e a defesa da saúde e direitos da classe trabalhadora, em todo o mundo.

Os protagonistas, este ano, serão todos os trabalhadores que estão, literalmente, dando suas vidas no combate contra a Covid-19. Entre os profissionais considerados essenciais, são os do setor da saúde que têm pago o mais alto preço. A eles nossa eterna gratidão e admiração.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra