De acordo com dados da Prefeitura de Nova Friburgo, a cobertura vacinal contra a gripe no município é de 25,22%, percentual muito abaixo do esperado pelas autoridades de saúde. Com a população alvo de 73.559 habitantes, apenas 17.341 doses foram aplicadas até a última semana.
A campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada também em Nova Friburgo e as doses de combate ao vírus Influenza estão disponíveis a toda população acima dos 6 meses de idade nas unidades básicas de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino e José Copertino Nogueira em São Geraldo, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das salas de vacinação, das 8h às 16h.
Nesta quarta-feira, 8, a campanha de vacinação contra a gripe terá uma ação especial, das 9h às 15h nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito de Amparo e dos bairros Nova Suíça e Varginha. E na sexta-feira, 10, no mesmo horário, nas ESFs de Vargem Alta, Stucky e Riograndina. Basta apresentar o CPF, o cartão do Sistema Único e Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação para atualização.
O que é a gripe
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus: A, B, C e D. Os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais. Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença e suas complicações.
Proteção
A vacina é oferecida todos os anos pelo Governo Federal, antes do inverno, período em que as doenças respiratórias são mais comuns. Os imunizantes têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem tolerados. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.
A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.
O Movimento Nacional pela Vacinação continua e é importante lembrar que as UBS estão abastecidas com os imunizantes indicados no calendário de vacinação, de acordo com as idades.
Quais as contraindicações
A vacina da gripe é segura para a maior parte da população, contraindicada apenas para três:
-
bebês de até seis meses de idade;
-
pessoas com alergia severa aos ingredientes da vacina, com risco de choque anafilático, que pode causar desmaios ou até ser fatal;
-
pessoas que tiveram Síndrome de Guillain-Barré (distúrbio do sistema imunológico).
Além desses casos, se você não está se sentindo bem ou apresenta sintomas respiratórios, como inflamação de garganta, febre, tosse com catarro e coriza, não é recomendado tomar a vacina nesse momento.
Esse cuidado serve para não confundir o diagnóstico do quadro, ao mesmo tempo que previne a exposição de outras pessoas aos problemas de saúde que está enfrentando. Faça repouso e espere melhorar, para depois tomar a vacina da gripe. (Com informações gov.br)
Deixe o seu comentário