Grindel: chocolate artesanal com mais de 45 sabores e história de Nova Friburgo

Loja em São Pedro da Serra conquista moradores, veranistas e turistas
sexta-feira, 08 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A loja em São Pedro da Serra
A loja em São Pedro da Serra

Em setembro de 2021, uma nova atração surgiu no bucólico distrito de São Pedro de Serra, em Nova Friburgo: é uma loja de chocolates artesanais chamada Grindel, nome de uma pequena cidade suíça — de onde partiram os primeiros imigrantes que aqui chegaram. Para orgulho de seus moradores e satisfação de veranistas e turistas, os chocolates são totalmente produzidos na região, com diversos sabores distribuídos em bombons, trufas, tascas, barras, entre outros formatos.

O casal proprietário, Assis Junior e Carlos, criou um espaço que remete ao clima montanhoso da região, e ao mesmo tempo combinando mobiliário e cores de forma lúdica e divertida. Segundo eles, assim como enche os olhos dos clientes, também desperta o paladar, já que um dos mandamentos da loja é “oferecer provas dos sabores, de forma que cada um possa montar seu próprio kit dos produtos preferidos, entre mais de 45 sabores, como ocorre nos tradicionais estabelecimentos de Gramado”, a cidade gaúcha que inspirou o casal.

Segundo Assis, “a ideia da loja nasceu da vontade de empreender, celebrar algo novo e diferente, que trouxesse mais doçura à vida das pessoas. Quando pensamos em chocolate, logo lembramos da Suíça, país de origem dos primeiros imigrantes de Nova Friburgo”, contou.

Entre os diversos recheios de bombons, está o de cachaça Catiço, que Carlos enumera entre seus favoritos. “Essa cachaça é produzida por amigos aqui na região, e para quem gosta de uma malícia no gosto do doce é uma excelente pedida”, sugeriu ele, revelando outros favoritos, como o de limão siciliano, de damasco com nozes e o cappuccino.

Balanço dos 10 primeiros meses

“A ideia da loja surgiu no meio da pandemia, em julho de 2020. Abrimos apenas em setembro de 2021, pois o processo de abertura foi lento e cheio de desafios inclusive pandêmico. Queríamos abrir algo que não houvesse na região e na nossa ideia algo que agregava e muito na cidade, eram os fatores serra, colonização Suíça e chocolate. Tinha tudo a ver. E não deveria ser uma loja de chocolates industrializados de marcas brasileiras, mas algo genuíno. 

O mercado não é fácil. Desde que abrimos ainda não temos parâmetros. Mas o custo de loja e da produção são altos e os preços da matéria prima aumentaram muito. Mas não pensamos em aumento de preços, pelo contrário, entramos com muitas ações. Sempre quisemos que a loja fosse pra todos! 

Do começo de abril para cá tivemos um aumento ainda tímido de vendas. Junho chegou se mostrando melhor e passamos a oferecer chocolate quente também. O frio pede esse tipo de alimento, então a expectativa é boa! Aumentamos as vendas para entregas em domicílio, inclusive em algumas áreas do Rio.

Nestes primeiros 10 meses, desde a inauguração, passamos pelo primeiro Natal, revéillon, Páscoa, feriados, dia das mães, dos namorados, enfim, fomos ‘estreando’ em várias datas comemorativas. Agora, este será nosso primeiro inverno, mês de férias, época em que o distrito costuma lotar de turistas. Alternamos meses fracos com meses mais satisfatórios, ainda estamos aprendendo sobre muitas coisas, fazendo ajustes.

Mas é um prazer trabalhar na loja, os clientes gostam do ambiente e dos produtos, temos orgulho do que conseguimos até aqui, estamos felizes com o resultado”, revelou Assis Junior. 

Localizada na Praça João Heringer, 47, loja 01, Galeria Vila Serrana, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo, a Grindel funciona todos os dias da semana, na principal pracinha do 7º distrito. Informações pelo telefone (22) 98129-1375.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: