Em celebração ao bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo, a Fundação Dom João VI está realizando os concursos de poesia e de desenho, com o tema: “Paisagens de Nova Friburgo”. Essa é uma oportunidade única para artistas de todas as idades expressarem em versos e capturas da beleza a história da cidade serrana, que há 200 anos acolheu os primeiros imigrantes alemães.
A iniciativa é inspirada pelas narrativas e ilustrações de Ernst Hasenclever, um viajante alemão que, em 1840, registrou as paisagens friburguenses com um olhar singular e, também, pelas obras contemporâneas do artista canadense Guy Laramée, que transforma nossa natureza em esculturas e telas magníficas.
Os vencedores dos concursos de poesia e de desenho serão contemplados com o livro “A Pequena Alemanha”, uma obra publicada especialmente para a exposição comemorativa, que reúne o inédito diário de Ernst Hasenclever sobre sua viagem a Nova Friburgo em 1840.
Os candidatos terão a oportunidade de transformar suas emoções e impressões sobre Nova Friburgo em poesia e desenho contribuindo para a preservação e celebração da rica herança cultural alemã na cidade. As entregas das poesias e dos desenhos acontecem até 21 de julho na Fundação Dom João VI, que fica na Praça Getúlio Vargas, 71, no Centro.
Mais informações aqui.
Deixe o seu comentário