Fundação D. João VI entra para o Cadastro Fluminense de Museus

Um sonho antigo que caminha para Nova Friburgo ter o seu primeiro museu
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
por Ana Borges
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Em 16 de outubro, a Fundação D. João VI recebeu a visita de Lucienne Figueiredo, superintendente de Museus da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec/RJ). Na ocasião, Lucienne visitou a exposição "A Pequena Alemanha" e conheceu os esforços que têm sido empreendidos em prol da criação de um espaço museológico na sede da Fundação, na Praça Getúlio Vargas, 71. 

(Foto: Henrique Pinheiro)

Diante do trabalho realizado pela equipe do presidente da entidade, Luiz Fernando Dutra Folly, a Secretaria reconheceu a Fundação D. João VI como um espaço museológico por meio de inscrição no Cadastro Fluminense de Museus. O certificado foi entregue no dia 8 de novembro, ao presidente da Fundação, durante a cerimônia de 15 anos da entidade.

“Testemunho a existência de uma instituição pública comprometida com o desenvolvimento cultural de Nova Friburgo, demonstrada pelo seu presidente Luiz Folly e sua equipe — que tive o prazer de conhecer cada um de seus integrantes. Todos, sem exceção, com olhos brilhantes motivados pelo fazer com prazer e compromisso. Isso é só o começo do Museu. E digo um começo muito bem sedimentado, na pesquisa, na preservação, na comunicação, pilares fundamentais para a continuidade e consolidação do museu”, disse Lucienne Figueiredo, na ocasião. 

(Foto: Henrique Pinheiro)

Segundo Folly, esse reconhecimento legitima uma trajetória de muitos anos dedicados a pensar um museu para Nova Friburgo. “É um sonho antigo da nossa ex-funcionária e museóloga Lilian Barretto que, enfim, está ganhando forma! Estamos caminhando para concluir etapas importantes para transformar a Fundação D. João VI em Museu, o que se dará, provavelmente, nos próximos anos”, resumiu o presidente da Fundação, acrescentando que já no início de 2025, o andamento deste processo poderá ser percebido pelo público friburguense através de algumas ações, como o lançamento de uma sala “muito impactante na sede da Fundação”. 

(Foto: FDJVI)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: