Em 16 de outubro, a Fundação D. João VI recebeu a visita de Lucienne Figueiredo, superintendente de Museus da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec/RJ). Na ocasião, Lucienne visitou a exposição "A Pequena Alemanha" e conheceu os esforços que têm sido empreendidos em prol da criação de um espaço museológico na sede da Fundação, na Praça Getúlio Vargas, 71.
(Foto: Henrique Pinheiro)
Diante do trabalho realizado pela equipe do presidente da entidade, Luiz Fernando Dutra Folly, a Secretaria reconheceu a Fundação D. João VI como um espaço museológico por meio de inscrição no Cadastro Fluminense de Museus. O certificado foi entregue no dia 8 de novembro, ao presidente da Fundação, durante a cerimônia de 15 anos da entidade.
“Testemunho a existência de uma instituição pública comprometida com o desenvolvimento cultural de Nova Friburgo, demonstrada pelo seu presidente Luiz Folly e sua equipe — que tive o prazer de conhecer cada um de seus integrantes. Todos, sem exceção, com olhos brilhantes motivados pelo fazer com prazer e compromisso. Isso é só o começo do Museu. E digo um começo muito bem sedimentado, na pesquisa, na preservação, na comunicação, pilares fundamentais para a continuidade e consolidação do museu”, disse Lucienne Figueiredo, na ocasião.
(Foto: Henrique Pinheiro)
Segundo Folly, esse reconhecimento legitima uma trajetória de muitos anos dedicados a pensar um museu para Nova Friburgo. “É um sonho antigo da nossa ex-funcionária e museóloga Lilian Barretto que, enfim, está ganhando forma! Estamos caminhando para concluir etapas importantes para transformar a Fundação D. João VI em Museu, o que se dará, provavelmente, nos próximos anos”, resumiu o presidente da Fundação, acrescentando que já no início de 2025, o andamento deste processo poderá ser percebido pelo público friburguense através de algumas ações, como o lançamento de uma sala “muito impactante na sede da Fundação”.
(Foto: FDJVI)
Deixe o seu comentário