Temos um novo programa para desfrutar na cidade, dentro da agenda cultural que comemora o bicentenário da imigração alemã e os 206 anos do município: a exposição “A Pequena Alemanha – 200 Anos da Imigração Alemã em Nova Friburgo”, inspirada no livro que traz publicação inédita do diário de Ernst Hasenclever (1814-1869), traduzido diretamente da língua alemã.
Este “passeio” imperdível é oferecido gratuitamente pela Fundação D. João VI, situado na Praça Getúlio Vargas, 71, Centro, cujo prédio passou por complexa e detalhada reforma. Visitação aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, e de terça a sexta-feira das 9h às 18h.
O lançamento do livro e a exposição têm como objetivo resgatar e democratizar a história da chegada dos colonos alemães à Nova Friburgo, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, culturais e educacionais ligadas à memória friburguense em geral.
O projeto — de pesquisa, escrita, editoração e publicação deste livro especial e exposição — aborda a história da imigração alemã para Nova Friburgo desde as primeiras negociações até o estabelecimento dos colonos na vila, além de aspectos importantes relacionados ao tema, como a religião luterana, por exemplo.
O diário de Hasenclever, um comerciante alemão que chegou em 1840, ilustra bem o cotidiano dos personagens, com anotações e desenhos feitos ao longo do período em que passou na vila.
Organizada por Débora Alves e Vanessa Melnixenco, a obra é composta por três artigos de pesquisa histórica, dois deles assinados pelas organizadoras e outro pelo pastor Adélcio Kronbauer. O pastor da Igreja Luterana de Nova Friburgo, Gerson Acker, também escreveu uma reflexão para o livro.
Deixe o seu comentário