Funcionários públicos com filhos deficientes podem tirar férias no recesso escolar

Medida foi garantida por nova lei estadual sancionada pelo governador nesta semana
sexta-feira, 28 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Servidores públicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro que sejam pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência agora podem solicitar férias em suas repartições em datas que coincidam com o período de recesso escolar (entre a segunda quinzena de dezembro e janeiro ou em julho). Essa garantia está estabelecida na nova lei estadual 10.445/2024, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alerj) e sancionada pelo governador em exercício Thiago Pampolha. A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado na última quinta-feira, 27.

O direito será concedido aos funcionários públicos estaduais efetivos, temporários ou comissionados. Considera-se pai ou responsável legal todo aquele que, legítima e legalmente, tenha sob sua guarda e responsabilidade uma pessoa com deficiência.

“A família é de fundamental importância para o desenvolvimento da pessoa com qualquer tipo de deficiência. Nas férias, é quando pais e filhos têm o tempo livre para interagir com mais tranquilidade. A lei assegura esse direito, para que crianças e jovens possam ter mais tempo junto aos pais ou responsáveis sendo estimulados e acolhidos da melhor forma possível. Assim, esses servidores podem ajudar a formar indivíduos mais conscientes de suas capacidades”, comemorou o deputado estadual Rosenverg Reis ao saber da sanção de sua proposta pelo governador em exercício.
 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: