Frizão sofre derrota de 5 a 1 na estreia da série A2

Falta ritmo à equipe de Andreotti ao enfrentar o Volta Redonda
quinta-feira, 05 de maio de 2022
por Vinicius Gastin
Referência da equipe, Jorge Luiz voltou a atuar depois de praticamente um ano e meio lesionado
Referência da equipe, Jorge Luiz voltou a atuar depois de praticamente um ano e meio lesionado

        O placar assusta e, de fato, frustra jogadores, comissão técnica e torcedores – presentes em número razoável ao estádio Eduardo Guinle na tarde da última quarta-feira, 4. Mas seria temerário, e até mesmo covardia, avaliar a vitória do Volta Redonda por 5x1 sobre o Friburguense sem considerar uma série de fatores. A boa análise pede essa multiplicidade de lados, sem deixar de colocar as devidas críticas e ponderações. A começar pelo time visitante.

        A equipe do Vale do Aço é a quarta colocada do Campeonato Brasileiro da Série C, e vinha de duas vitórias consecutivas. A última por 4x0, sobre o Atlético-CE. Time caro, de qualidade, com ritmo de jogo. Foi notória a superioridade física e, por consequência, técnica a partir dos 30 minutos de jogo. Especialmente após o primeiro gol. E é exatamente a partir deste fato que começamos a discorrer sobre o Friburguense.

        Totalmente remodelado, o jovem elenco tricolor teve como primeiro adversário um dos favoritos ao acesso. Noventa por cento do time jamais disputou uma partida oficial junto. Mostrou organização, porém errou em momentos cruciais. O gol que abriu o placar acontece depois uma infelicidade, definição esta que se encaixa para o goleiro Pedro nos lances dos dois tentos seguintes. No segundo, hesitou em sair da meta. No terceiro, falhou tecnicamente. Era difícil, já sem a mesma capacidade física, buscar o resultado. Ainda assim, os garotos não desistiram - garotos mesmo: depois da saída de Jorge Luiz, no início do segundo tempo, o “mais velho” em campo pelo Friburguense tinha 22 anos de idade. Sem contar os três desfalques de última hora: Toshyia, Renato e Vinicius (todos eles atacantes).

        “Mérito total do Volta Redonda. Eles estão em um estágio muito acima do nosso. Vieram de uma Série A1 do Carioca e disputam a Série C do Brasileiro, já jogaram quatro partidas. A gente fez um primeiro jogo, depois de apenas um amistoso. Coloquei no vestiário, depois da partida, que ela vai servir pra gente. O que falta para o Friburguense é volume, é jogar. Até os 30 do primeiro tempo, quando o time estava inteiro, o jogo era igual. A partir dali começou a fazer uma diferença, e o Volta Redonda, muito qualificado, tirou proveito”, avaliou um sincero técnico Gerson Andreotti.

        O Friburguense volta a campo já neste sábado, 7, para o segundo compromisso pela Série A2, o primeiro longe de Nova Friburgo. O duelo com o Artsul acontece às 15h, no estádio Nivaldo Pereira.

O jogo

        Depois de décadas, sem exagero algum, o Friburguense inicia uma temporada sem a presença de pelo menos um de seus maiores ídolos, dentro ou fora de campo. Para não deixar de registrar, Sergio Gomes e Bidu estavam nas arquibancadas. E no interior das quatro linhas, muitos jovens sob a batuta de Jorge Luiz. É natural para um time que ainda está se conhecendo errar passes e ter dificuldades para construir. Muitas vezes a movimentação não casou com o momento do toque. O que não impediu de observar um time organizado dentro de campo.

        Dentro desse contexto, era a missão de Jorge, Rodriguinho e companhia fazer a bola chegar ao centroavante Alan. Ele tentou aos sete minutos, mas não conseguiu colocar a força pretendida na finalização. Aos 15, aproveitou levantamento de Breno, subiu mais que a zaga, mas cabeceou por cima. Pouco depois foi Ryan quem arriscou de longe, acertou o alvo, mas sem dar trabalho para o goleiro Dida.

        Se o Friburguense encontrava dificuldades, aos poucos o Volta Redonda começou a fazer valer o maior entrosamento e ritmo de jogo, empregando volume e ampliando a posse de bola. Teve sorte aos 30 minutos quando, após grande defesa de Pedro em chute de Bruno Santos, a bola desviou na zaga e morreu no fundo das redes. Estreante, o atacante do Voltaço marcaria o segundo de cabeça aos 37, após Pedro hesitar em atacar uma bola que permaneceu viva nas proximidades da pequena área. O goleiro tricolor voltaria a falhar a dois minutos do fim da primeira etapa, em chute despretensioso de Pedrinho, relativamente de uma longa distância.

        Para a segunda etapa, Andreotti voltou com a sua única opção para o ataque disponível no banco de reservas. E o garoto Luã, de fato, foi um dos pontos positivos da estreia tricolor. Com muita vontade e habilidade, deu nova movimentação ao ataque e fez o jogo de Alan, caindo mais pelas pontas, crescer. A lamentar a saída de Jorge Luiz, que sentiu problemas físicos (o camisa 10 estava há cerca de um ano e meio sem jogar uma partida oficial). Aos 18 minutos, mais dois garotos foram a campo: Mirral e Cachoeiras. O mais velho em campo pelo Friburguense, naquele momento, tinha 22 anos de idade.

        De fato, a garotada se esforçou e chegou a exigir do adversário. O lindo gol de Luã, aos 27 minutos, com participações de Alan e Rodriguinho, foi um prêmio. O garoto quase marcou mais um de placa, após aplicar um chapéu no adversário, bater sem deixar a bola cair e parar na defesa de Dida. Contudo, o balde de água fria veio pouco depois, quando Bruno Santos marcou mais um. A dificuldade física para recompor era explícita, e o Volta Redonda dominou. Marcou o quinto e teve alguns outros contra ataques perigosos. A conta fechou em 5x1, suficiente para o Volta Redonda quebrar o jejum de vitórias no Eduardo Guinle, que perdurava desde 1999.

Ficha Técnica

Friburguense 1x5 Volta Redonda

 

Campeonato Carioca Série A2 2022

Taça Santos Dumont - 1º Turno

1ª Rodada – Grupo B

04/05/2022- 15h

Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ

 

Árbitro: Diego da Silva Lourenço

Assistentes: Gilberto Pereira e Weverton dos Santos

 

Friburguense: Pedro, Igor, Jean, Chris e Breno; Ronaldo, Israel, Ryan e Jorge Luiz; Rodriguinho e Alan

Técnico: Gerson Andreotti

 

Volta Redonda: Dida, Iury, Thomais Kayck, Iran e Luiz Paulo; Danrley, Marcos Jr., Pedrinho e Igor Bolt; MV e Bruno Santos.

Técnico: Rogério Correa

 

 

Tabela do Friburguense – Taça Santos Dumont:

  • Friburguense 1x5 Volta Redonda, Eduardo Guinle
  • 07/mai – Sáb - 15h – Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira
  • 11/mai – Qua - 15h – Friburguense x Sampaio Correa, Eduardo Guinle
  • 14/mai – Sáb - 15h – Maricá x Friburguense, Elcyr Resende
  • 21/mai – Sáb - 15h – Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle

 

- Taça Corcovado:

  •  08/jun – Qua -15h – America x Friburguense, Giulite Coutinho
  • 11/ jun – Sáb -15h – Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
  • 18/ jun – Sáb -15h – Macaé x Friburguense, Moacyrzão
  • 22/ jun – Sáb -15h – Friburguense x Americano, Eduardo Guinle
  • 25/ jun – Sáb -15h – Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano
  • 02/ jul – Sáb -15h – Friburguense x Cabofriense, Eduardo Guinle      

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol