Friburguense Ilona Szabó em alto Conselho da ONU

Cientista política é a única representante latino-americana
sexta-feira, 25 de março de 2022
por Wanderson Nogueira
Friburguense  Ilona Szabó  em alto Conselho da ONU

A friburguense Ilona Szabó foi nomeada para o recém-criado Conselho Consultivo de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU, a Organização das Nações Unidas, informa Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório". O conselho composto por 12 membros tem foco na melhoria da governança de bens públicos globais. A friburguense é a única representante latino-americana entre os membros do conselho.

Cúpula do Futuro

Presidente do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, é uma das figuras mais respeitadas do país no que tange às Ciências Políticas, especialmente, na área de segurança pública. No Conselho Consultivo do Secretário Geral da ONU, entre as tarefas está tornar mais efetivos acordos multilaterais em uma série de questões, como clima, desenvolvimento sustentável, paz, espaço digital e arquitetura financeira internacional. Os itens vão servir de subsídios para a Cúpula do Futuro, em 2023.

Chefes de Estado no Conselho

Nesse conselho, destaque para duas figuras internacionalmente conhecidas que já foram chefes de Estado: Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria (2006 e 2018) e vencedora do Prêmio Nobel da Paz e Stefan Löfven, primeiro-ministro da Suécia (2014-2021).

Polêmica nacional

A friburguense Illona Szabó esteve no centro das discussões políticas, em 2019, após o presidente da República, Jair Bolsonaro, ter desautorizado o então ministro da Justiça, Sérgio Moro, a indica-la para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Na época, o próprio ministro admitiu que a revogação foi provocada por "repercussão negativa em alguns segmentos" da sociedade. Ele não disse quais, mas notadamente apoiadores de direita do presidente.

Queda de Moro

Na época, após a revogação da nomeação, Ilona Szabó afirmou que "ganha a polarização" e que "a pluralidade é derrotada". Ela disse lamentar não poder assumir o mandato "devido à ação extremada de grupos minoritários". Ilona é conhecida por sua posição contrária à flexibilização do porte de armas e se posiciona contra a redução da maioridade penal para 16 anos, sempre com argumentos baseados em números e perspectivas.

Vida que segue

Essa foi a primeira fissura do então ministro com Bolsonaro. Outras se seguiram até a  saída do Governo. Ambos concorrerão agora ao cargo de presidente. Illona Szabó segue à frente do Instituto Igarapé, com palestras sobre seus livros e artigos e agora no poderoso Conselho da ONU.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: