Friburgo volta à bandeira laranja nesta segunda, dia 8

Estágio libera aulas presenciais nas escolas particulares e atividades comerciais que estavam restritas como bares e restaurantes
sábado, 06 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Friburgo volta à bandeira laranja nesta segunda, dia 8

Depois de uma semana de bandeira vermelha e muita polêmica com as alterações nas regras de flexibilização de várias atividades, a segunda semana de março será em bandeira laranja em Nova Friburgo. O novo estágio passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 8, até o outro domingo, 14. 

A bandeira laranja, que significa “risco moderado” de contágio pelo coronavírus, libera atividades comerciais que estavam operando de forma restrita, como bares, lanchonetes e restaurantes.

A bandeira laranja permite que escolas particulares retomem as aulas presenciais. De acordo com decreto municipal publicado no início de fevereiro, as unidades de ensino de Nova Friburgo estão liberadas para o retorno presencial das atividades a partir da próxima segunda-feira, dependendo da bandeira. As escolas municipais, no entanto, não devem retornar ao modo presencial enquanto todas as 121  unidades não forem vistoriadas. Em caso de bandeira vermelha e bandeira roxa não haverá aulas presenciais.

O que poderá funcionar a partir da próxima segunda-feira:

  • Indústria: funcionarão com capacidade até 60%;
  • Comércio e serviços: autorizado de 10h às 19h, de segunda a sábado;
  • Bares e congêneres: autorizado com 30% da capacidade, das 7h às 19h
  • Restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação de shoppings: autorizado com 40% da capacidade, das 7h às 23h
  • Barbearias e salões de beleza: poderão funcionar por meio de agendamentos. Não será permitida a espera dentro do estabelecimentos;
  • Hotéis e pousadas: funcionarão com lotação máxima de 60%;
  • Clubes sociais: liberados para até 40% de capacidade, vedadas atividades de contato;
  • Turismo e parques: liberados;
  • Instituições religiosas: liberados para funcionar com até 60% da capacidade;
  • Academias: funcionarão com 60% da capacidade;
  • Shoppings: liberados

 

Na próxima sexta-feira, 12, será realizada uma nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte.

Desde março, 309 óbitos e 10.503 infectados na cidade

De acordo com o novo Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no início da noite desta sexta-feira, 5, subiu para 10.503 o número de casos totais confirmados de Covid-19 no município desde o início da pandemia. Do total, 677 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados na classe.

Ao todo, o município registra 309 mortes. Nova Friburgo ainda contabiliza outros 25 pacientes com suspeita da doença. Desses, 19 estão em casa aguardando resultados dos exames, dois estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 4.726 pacientes recuperados e 11.084 casos descartados. Ao todo, 21.612 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora.

Ocupação de leitos 

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta nos hospitais locais foi de 40,48%: (Raul Sertã: 35%); (Unimed: 50%); (São Lucas: 40%); e (Serrano: 50%). Do total de 42 leitos, 17 estavam ocupados.

Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 29,87%: (Raul Sertã: 40,91%); (Unimed: 40%); (São Lucas: 15%); (Serrano: 10%). Do total de 77 leitos, 23 estavam ocupados. 


 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra