Friburgo teve saldo positivo de empregos em julho e setembro começa com mais de 300 vagas

De acordo com o Caged, de janeiro a julho deste ano, houve a criação de 1.763 novas vagas, enquanto 2020 teve saldo negativo
quarta-feira, 01 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo teve saldo positivo de empregos em julho e setembro começa com mais de 300 vagas

O mês de julho deste ano fechou com saldo positivo na criação de empregos em Nova Friburgo, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. A cidade teve um saldo positivo de 107 vagas. No mês de julho foram registrados no total 1.578 admissões e 1.471 demissões.

O setor com maior criação de vagas foi o de serviços, com saldo positivo de 48 contratações. Em seguida, vem a indústria com 26 novas vagas; comércio, com 24 e construção civil com 14. A agropecuária foi o único setor que registrou saldo negativo no mês de julho, com nenhuma admissão e cinco desligamentos.

Neste ano, de janeiro a julho, o saldo na criação de empregos também foi positivo, com criação de 1.763 novas vagas. Durante o ano passado, quando começou a pandemia da Covid-19, e, em consequência, o isolamento social, com fechamento de indústrias e do comércio, o saldo foi negativo em Nova Friburgo. Houve, no total, menos 151 vagas de emprego na cidade.

Indústria é campeã na geração de empregos em 2021

Com a criação de 1.084 novas vagas esse ano, o setor de indústria é o campeão, em Nova Friburgo, na geração de empregos, de janeiro a julho, responsável por 61,5% delas. Em seguida, vem o setor de serviços, com saldo positivo de 438 vagas (24,8%). Em terceiro lugar está o comércio, responsável pela criação de 204 novos postos de trabalho (11,5%). A construção abriu 45 vagas nesse período, o que corresponde a 2,55% das vagas criadas esse ano. O setor de agropecuária foi o único que registrou saldo negativo na criação de empregos de janeiro a julho de 2021, com 12 admissões e 20 demissões. Somando todos os setores, Nova Friburgo teve 1.763 novas vagas nesse período.

Durante todo o ano de 2020, apenas dois setores tiveram saldos positivos na criação de empregos: comércio, com a criação de 104 vagas e agropecuária, uma vaga. Os outros setores registraram saldos negativos em 2020: serviços, menos 413; construção, menos 153 e indústria, menos 151 vagas. No total, a cidade encerrou o ano negativamente, com menos 612 postos de trabalho.

Estado também tem saldo positivo na criação de empregos

O Estado do Rio de Janeiro ficou em 3° lugar no ranking nacional de geração de empregos formais em julho, com 18.773 postos de trabalho. Esse é sexto mês seguido que o Rio apresenta saldo positivo, segundo dados do Caged. Os setores de destaque foram serviços (8.755), comércio (4.580), indústria (3.194) e construção (2.249). “No acumulado do ano, entre janeiro e julho, foram geradas mais de 82 mil vagas de emprego. É a terceira vez consecutiva que o Rio fica em 3° lugar em todo o país. É mais um sinal de que estamos conseguindo retomar as atividades econômicas estagnadas em decorrência da pandemia da Covid-19”, observa o governador Cláudio Castro.

No Brasil, desemprego recua, mas ainda atinge 14,4 milhões de pessoas

A taxa de desocupação recuou para 14,1% no segundo trimestre deste ano, uma redução de 0,6 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre. Apesar da diminuição na taxa, o país ainda soma 14,4 milhões de pessoas na fila em busca de um trabalho. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta terça-feira, 31 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse recuo na taxa foi influenciado pelo aumento no número de pessoas ocupadas (87,8 milhões), que avançou 2,5%, com mais 2,1 milhões no período. Com isso, o nível de ocupação subiu 1,2 ponto percentual para 49,6%, o que indica, contudo, que menos da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país.

“O crescimento da ocupação ocorreu em várias formas de trabalho. Até então vínhamos observando aumentos no trabalho por conta própria e no emprego sem carteira assinada, mas pouca movimentação do emprego com carteira. No segundo trimestre, porém, houve um movimento positivo, com crescimento de 618 mil pessoas a mais no contingente de empregados com carteira assinada”, explica a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, do IBGE.

O número de empregados com carteira assinada no setor privado avançou 2,1%, totalizando 30,2 milhões no segundo trimestre do ano, frente ao anterior. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o contingente ficou estável, mas interrompeu quatro trimestres sucessivos de quedas.

A ocupação também avançou no segundo trimestre com o aumento de 3,4% no número de empregados no setor privado sem carteira (10,0 milhões) na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, esse contingente subiu 16,0% ou 1,4 milhão de pessoas.

Trabalho por conta própria atinge recorde

Outro destaque foi o trabalho por conta própria, que atingiu o patamar recorde de 24,8 milhões de pessoas, um crescimento de 4,2% na comparação com o trimestre anterior. Em um ano, o contingente avançou 3,2 milhões, alta de 14,7%. Inclusive, 52,2% da alta da ocupação na comparação mensal e 62,7% dessa alta na comparação anual vieram do aumento dos trabalhadores por conta própria sem CNPJ.

Adriana observa que o aumento da ocupação no segundo trimestre foi gerado, principalmente, por atividades relacionadas à alojamento e alimentação (9,1%), construção (5,7%), serviços domésticos (4,0%) e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (3,8%).

Os trabalhadores informais, que incluem aqueles sem carteira assinada (empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos), sem CNPJ (empregadores ou empregados por conta própria) ou trabalhadores sem remuneração, somaram 35,6 milhões de pessoas e uma taxa de 40,6%. No trimestre anterior, a taxa foi de 39,6%, com 34,0 milhões de informais. Há um ano esse contingente era menor, 30,8 milhões e uma taxa de 36,9%.

Setembro começa com mais de 300 oportunidades em Friburgo

Quem está à procura de uma chance no mercado de trabalho de Nova Friburgo deve procurar a Casa do Trabalhador do município, que tem nesta semana 332 vagas cadastradas para diversas funções. As oportunidades estão distribuídas em diversas empresas locais e divulgadas também no site da prefeitura, através da Subsecretaria de Trabalho e Renda. Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador que funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 223, munidos de documentos para obterem o encaminhamento às empresas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. A seleção dos candidatos é de responsabilidade dos empregadores.

Confira as vagas: açougueiro, analista contábil; analista fiscal; assistente de CPD (Centrla de Processamento de Dados); atendente de telemarketing; atendente multifuncional; auxiliar de almoxarifado; auxiliar de cortador para confeccção; auxiliar de cozinha; auxiliar de contabilidade; auxiliar de depósito conferente; auxiliar de departamento pessoal; auxiliar de DP/RH; auxiliar de manutenção predial; auxiliar de máquina injetora de plástico; auxiliar de padaria; auxiliar de perecíveis para açougue; auxiliar de perecíveis para laticínios; auxiliar de perecíveis para salgados; auxiliar de prevenção e perdas; auxiliar de produção confecção; auxiliar de produção de galvanoplastia; auxiliar de produção para fundição Zamac; chapeiro; churrasqueiro para restaurante; confeiteiro; costureira; cozinheiro; crediarista;  departamento pessoal sênior; eletricista automotivo; encarregado de açougue; encarregado de frente de loja; encarregado de hortifruti; encarregado de latícínios; encarregado de manutenção; encarregado de marcearia; encarregado de salgados; encarregado de padaria; fiscal de caixa; fiscal de prevenção e perdas; garçom; gerente; líder de prevenção e perdas; locutor; marceneiro; mecânico de automóveis; mecânico industrial; mecânico de suspensão; montador de pneus; motoboy; motorista (CNH C ou D); operador de caixa; operador de câmera; operador de máquina de marcenaria; operador de máquina injetora Zamac II; padeiro; passador de carnes; passador de drinks e sobremesas; pizzaiolo; promotor de vendas; recepcionista; repositor FLV (frutas, verduras e legumes); repositor de hortifruti; salgadeiro; serralheiro; serviços gerais; serviços gerais (PcD - Pessoa com Deficiência); soldador; subgerente; supervisor de produção metalúrgica; supervisora de produção para confecção.; supervisor de RH; supervisor de vendas; sushiman; técnico de enfermagem; técnico de informática; técnico de laboratório; tesoureiro; torneiro mecânico; trabalhador braçal; vendedor externo; vendedor interno; vendedor técnico e web designer. Vaga para Jovem Aprendiz: repositor de mercadorias.

 

LEIA MAIS

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Constatação é de pesquisa da Fecomércio. Índice se aproxima do patamar registrado em junho

Fenômeno conhecido por "The Great Resignation" (ou a grande renúncia) ocorre em momento de alta taxa de desemprego no Brasil, aponta levantamento

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego